fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Como investir em Letras de Crédito

Um dos motivos da popularização desses produtos está nas vantagens: eles contam com isenção do imposto de renda para pessoa física. (Foto: Pixabay)

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos que vêm chamando atenção nos últimos anos. Tratam-se de títulos de renda fixa emitidos por bancos com o objetivo de captar recursos para financiar, respectivamente, o setor imobiliário e o agronegócio.

Um dos motivos da popularização desses produtos está nas vantagens: eles contam com isenção do imposto de renda para pessoa física.  Além disso, ambos são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que é um atrativo a mais para o investidor de perfil conservador.

Para o investidor que está ciente das vantagens e tem interesse em investir nos ativos, segue abaixo um passo a passo sobre como investir em Letras de Crédito.

Como rendem Letras de Crédito?

Por serem investimentos de renda fixa, os ativos são de baixo risco. Isso quer dizer que eles apresentam rendimento previsto de forma parcial ou total, o que é informado previamente.

Boa parte dos ativos têm rentabilidade comparada ao CDI, uma média das taxas cobradas por bancos nas operações que realizam entre si. As Letras de Crédito pagam ao investidor uma porcentagem do CDI ao longo da aplicação. O valor do CDI acompanha de muito perto a Selic, taxa de juros básica da economia, que está em 6,5%, porcentagem definida pelo Banco Central.

As ofertas de LCI ou LCA podem vir da seguinte forma exemplificada: LCI com rentabilidade de 100% do CDI ou 120% do CDI. Geralmente, ofertas acima de 100% do CDI costumam ser vantajosas em relação à poupança, por exemplo.

Quais os riscos de investir em Letras de Crédito?

Assim como em todo investimento de renda fixa, para garantir a rentabilidade contratada em LCI e LCA o investidor deve manter o ativo aplicado até o vencimento. Ao aportar em LCI e LCA o investidor conta com a segurança da garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Isso quer dizer que, mesmo que o banco emissor declare falência, não há dor de cabeça, o processo de ressarcimento do dinheiro investido é garantido, desde que não ultrapasse o limite de R$ 250 mil por instituição financeira e por CPF.

Como iniciar um investimento em LCI ou LCA?

O primeiro passo para quem quer investir em LCI ou LCA é abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Grandes bancos podem oferecer ativos por meio de corretoras próprias. Mas o investidor que busca mais opções deve optar pelas corretoras. Bancos têm como prioridade outros serviços, enquanto para as corretoras, o principal objetivo é atender de forma mais próxima e deixar o investidor mais apto a investir, com mais possibilidades à disposição. Além disso, essas empresas contam com as plataformas de investimento que facilitam o acesso às aplicações.

Investir por meio de uma corretora é simples e fácil. Ao acessar a plataforma de investimentos da corretora escolhida, basta o investidor pesquisar pelas siglas LCI e LCA para encontrar as opções disponíveis.

É importante ainda não confundir as siglas LCI e LCA com a sigla LC, que denomina o investimento em Letra de Câmbio, um outro tipo de ativo.

Depois de encontrar as LCI e LCA na plataforma, o investidor poderá filtrar as opções por valor de aporte inicial e tempo para o vencimento/resgate. Assim, irá encontrar a opção mais adequada para o seu investimento.

Veja também




Botão Voltar ao topo