fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aquário de Ubatuba realiza capacitação para professores de escolas públicas

(Foto: Divulgação)

Nos dias 08 e 09 de abril o Aquário de Ubatuba recebeu 51 professores de escolas públicas da cidade, para a primeira capacitação de professores do ano de 2019. O objetivo da formação é que os mestres sejam multiplicadores de conhecimento e de educação ambiental para os alunos.

A iniciativa é realizada gratuitamente pelo Aquário de Ubatuba e acontece duas vezes ao ano. O curso é dividido em dois dias: primeiro a parte teórica e depois a prática e, com isso, os professores aprendem tudo sobre o circuito e no final recebem um certificado. Não há validade para o mesmo e os professores, após capacitação, podem trazer os alunos gratuitamente para as visitas e demonstrar, na prática, o que ensinam em sala de aula.

A professora Thaís Araújo, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, recomenda o curso para todos os docentes. “É muito importante o trabalho que o Aquário realiza e todo conhecimento que é passado para nós enquanto representantes das escolas públicas. Eu adorei conhecer, principalmente a missão do Aquário com a Educação Ambiental”, reforça a docente.

Já o professor Thiago Baião, da E.M. Maria Carpinetti, acredita que é importante ter o máximo de professores participando e sendo multiplicadores. “É uma excelente iniciativa do Aquário, que é um estabelecimento privado, mas se preocupa em promover essa formação gratuita aos professores para que tenham a oportunidade de trazer seus alunos gratuitamente e desfrutar de todos os espaços que são bem explicativos”, conclui Baião.

O Aquário de Ubatuba realiza a capacitação de professores há anos e sabe a importância da responsabilidade social que possui. Para o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, esta é uma das formas que o Aquário disponibiliza sua estrutura e recursos em benefício da cidade, contribuindo para educação social e viabilizando a entrada de muitas crianças que de outra forma não teriam recursos para a visita. Só em 2018 foram mais de 3.000 crianças de escolas públicas de Ubatuba e região que vieram gratuitamente ao Aquário de Ubatuba. “Porque, ao contrário daquela velha máxima que diz ‘o que os olhos não veem o coração não sente’, o Aquário de Ubatuba acredita quê o que os olhos veem o coração sente e, assim, a gente consegue sensibilizar as pessoas quanto à preservação”, complementa o diretor.

Recentemente Hugo Gallo recebeu a secretária de Educação de Ubatuba, Pollyana Gama, e a conversa foi muito produtiva, aumentando a parceria entre instituição e cidade. O projeto para o próximo ano prevê a produção de material pedagógico do Aquário de Ubatuba em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e que poderá ser explorado antes, durante e depois a visita, melhorando o aproveitamento das crianças.

Sobre o Aquário de Ubatuba

É o primeiro aquário privado do Brasil aberto à visitação do pública e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos e foi o primeiro aquário a ter um tanque de águas-vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba funciona de domingo a quinta-feira, das 10h às 20h, Sexta, sábado, feriados e em temporada, das 10h às 22h. Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. Telefone (12) 3834-1382.

Botão Voltar ao topo