𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aparecida inicia preparativos para Assembleia Geral do episcopado brasileiro

(Foto: Thiago Leon)

Bispos de todo o Brasil se preparam para participar, entre os dias 1º a 10 de maio, da 57ª Assembleia Geral, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro do episcopado brasileiro acontece no coração católico do país, o Santuário Nacional de Aparecida (SP), que também se prepara para acolher a mais importante reunião da hierarquia católica brasileira.

Quem passa pela Rodovia Presidente Dutra, por exemplo, já pode observar o trabalho de manutenção no telhado do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde acontecem as discussões do encontro. O interior do espaço também está sendo preparado para acolher os mais de 400 participantes do encontro.

A montagem das estruturas nas salas do subsolo se iniciou esta semana. Ali acontecem reuniões de grupos e regionais. Além disso, uma capela também é preparada no subsolo, para a realização de celebrações privadas e momentos oracionais.

A previsão é de que a arena, principal espaço de trabalho, comece a ser preparada já na próxima semana. O espaço vai receber 160 mesas que comportam três pessoas, além de 480 pontos de energia para notebooks. Neste ano, 17 cabines de votação também vão compor o espaço, já que durante a Assembleia serão votados os novos integrantes da presidência da CNBB e das Comissões Episcopais.

“Começamos a preparar uma Assembleia assim que a outra acaba, pensando o próximo ano em conjunto com a CNBB. Nesse período de proximidade iniciamos a montagem dos espaços que são agregados a estrutura do Centro de Eventos, proporcionando uma melhor acolhida aos bispos durante seus trabalhos”, destaca a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário Nacional, Aline Costa.

Do lado externo também são preparados espaços de trabalho como a Sala de Imprensa, o escritório da Nunciatura Apostólica e do Instituto de Obras Religiosas (IOR), a sala do Colégio Pio Brasileiro, espaços para atendimento individual, estandes de artigos religiosos e um ambulatório, que neste ano terá seus serviços ampliados.

Fora dos muros do Santuário, o Hotel Rainha do Brasil também se prepara para acolher o episcopado brasileiro. Isto porque é ali, em meio a uma área verde de 180 mil metros quadrados, que os bispos descansam entre os trabalhos.

“Durante a Assembleia o Hotel fica reservado apenas para os bispos. Com isso, preparamos um forte esquema de segurança. Uma das grandes vantagens do Hotel Rainha é nossa vista privilegiada da Basílica e de toda a cidade de Aparecida, além de nossa área verde, onde os bispos gostam de caminhar para refletir e rezar”, explica o coordenador geral do Hotel Rainha do Brasil, Evandro Cravo.

No prédio, localizado a 700 metros do Santuário Nacional, também são servidos o café da manhã, o almoço e o jantar. Por conta da idade avançada de parte dos bispos, a preparação das refeições merece atenção especial.

“Nossa equipe de cozinha sempre dedica uma atenção especial ao cardápio e a escolha dos alimentos, já que alguns bispos possuem restrições alimentares por causa de suas dietas. Desse modo, precisamos oferecer refeições saborosas, mas que também cooperem com a saúde deles”, afirma Cravo.

As alterações também impactam na rotina do Santuário Nacional. A missa das 6h45, por exemplo, acontece às 7h30 neste período, sempre presidida por um bispo diferente. Esta missa é rezada com Laudes, ou seja, nela se incluem alguns cânticos que não estão presentes no rito tradicional. Além disso, as celebrações contam com a presença do coral da Basílica, que além de abrilhantar as cerimônias, auxilia na oração dos fiéis.

Credenciamento de Imprensa – Os veículos que desejam realizar a cobertura da Assembleia Geral devem se credenciar diretamente na Assessoria de Imprensa da CNBB. A solicitação deve ser feita até o dia 19 de abril, sexta-feira, por meio de formulário online disponível no site www.cnbb.org.br. As credenciais serão entregues no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida a partir do dia 31 de abril, mediante apresentação da carteira de identidade.

Coletivas de Imprensa – Durante todos os dias (com exceção do fim de semana) ocorrerão coletivas de imprensa que irão tratar dos temas discutidos em cada um dos dias de assembleia. Como é de costume o A12 e a CNBB, se unem para transmitir ao vivo pelas redes sociais e site todas as coletivas que serão realizadas.

O horário será sempre às 15h com participação de bispos referenciais em assuntos específicos abordados em cada um dos dias.

Uma novidade neste ano é o Redação Ao Vivo com entrevistas com bispos. Após a transmissão da coletiva de imprensa, o A12 recebe um bispo convidado no estúdio para repercutir os principais assuntos de interesse da Igreja no Brasil.

Para acompanhar as coletivas e o Redação ao vivo basta acessar o A12.com/cnbb. Após a transmissão o vídeo da coletiva e outras informações também estarão disponíveis na íntegra no site.