fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos da Rede de Ensino de São José dos Campos recebem aulas de robótica

Espaço Maker é um convite ao protagonismo de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

Com o objetivo de criar caminhos ou diferentes estratégias aos meios habituais, alunos dos 8º anos da rede de ensino municipal participam no contraturno das aulas do Projeto “Mão na Massa”.

Criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, a proposta oferece aulas em um ambiente intuitivo e criativo, permitindo aos estudantes compartilhar soluções em ferramentas digitais e tecnológicas.

Os encontros, realizados todas as terças e quintas-feiras, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), oferecem aos estudantes uma metodologia de ensino que fomenta a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no ambiente escolar.

Segundo equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a proposta vai além da construção de projetos e programação de robôs, incentivando trabalho em grupo, cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, além de promover o diálogo e respeito a diferentes opiniões.

“É um conteúdo que ajuda ter visão de mundo, eles aprendem na prática onde aplicar conceitos de matemática e física e como aplicar esses ensinamentos no dia a dia”, explicou Willis Magan, professor coordenador das oficinas.

Neste primeiro semestre, serão realizadas 10 oficinas com alunos das Emefs Maria Amélia Wakamatsu e Hélio Walter Bevlacqua. Durante as aulas, os estudantes aprendem na prática conceitos que culminam na criação de um robô.

Na aula prática desta terça-feira (9), os alunos da Maria Amélia Wakamatsu aprovaram a nova modalidade de ensino.

“É bom para o nosso conhecimento. Essa atividade é uma experiência inovadora”, pontuou Yasmin Santos.

Já Clara Cecília Santos encontrou na oficina uma boa maneira de fugir da rotina de sala de aula. “É muito bom aprender uma atividade diferente, que foge do nosso cotidiano”, afirmou.

Mais do que ferramentas e conceitos da física e matemática, João Pedro de Melo classificou a atividade como uma aprendizagem para a vida. “Além de aprender sobre eletrônica e robótica, aprenderemos trabalhar em equipe e ajudar o próximo”, relatou.

Espaço Maker
Localizado no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), o Espaço Maker é um convite ao protagonismo de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia.

No espaço, são trabalhados conceitos de física, eletrônica e programação, por meio da robótica educacional, desenvolvendo nos alunos a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios.

Durante a atividade, os alunos confeccionam robôs com a finalidade de aplicar os conceitos aprendidos na aula, no final de cada encontro, são apresentadas formas de realizar os mesmos trabalhos com itens do dia-a-dia dos alunos para reprodução em casa.

Serviço
Espaço Maker oferece aulas de robótica educacional
Todas as terças-feiras e quintas-feiras das 14h às 16h30 para alunos do 8º ano

Veja também




Botão Voltar ao topo