fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

18ª Festa do Mineiro valoriza comida, artesanato e violeiros em São José

São mais de 30 expositores de gêneros alimentícios e 60 de artesanato, além de uma oficina livre de luteria de violas. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Começa, no próximo final de semana, a 18ª Festa do Mineiro. A tradicional festa é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com barracas de comidas típicas, artesanato e com a novidade do 1º Encontro de Violeiros.

O evento acontece no sábado (27) e domingo (28), das 9h às 22h, no Pavilhão do Parque da Cidade, na região norte. O objetivo da festa é valorizar e preservar a cultura mineira na cidade, instalada por migrantes de diversas cidades de Minas Gerais que se estabeleceram, principalmente, na região do bairro de Santana.

São mais de 30 expositores de gêneros alimentícios e 60 de artesanato, além de uma oficina livre de luteria de violas.

Música

O 1º Encontro de Violeiros levará ao palco 23 cantores ou duplas para tocar música caipira ou sertanejo raiz. As apresentações acontecerão no sábado, das 13h às 17h e no domingo (28), das 10h às 16h.

Está prevista também a apresentação de 25 alunos das oficinas culturais de viola caipira do Programa Arte nos Bairros, com regência do mestre José Soares, de 82 anos, o Zé da Viola. “É muito importante esse trabalho que a Fundação faz, tanto com a festa quanto com as oficinas, de valorizar a cultura caipira”, disse o mestre de viola caipira.

A Festa do Mineiro conta também com duas apresentações de convidados. No sábado, tem o concerto da Orquestra Paulistana de Violas Caipiras e, no domingo, a dupla Leyde e Laura agita o público com suas modas de viola. As duas apresentações acontecem às 20h, com entrada gratuita.

Programação

Dia 27 (Sábado)
9h – Abertura da porteira com berrante
10h – Missa de Abertura
11h – Distribuição de biscoito de polvilho e café com leite
12h – Grupo de Violeiros da Fundação Cultural, com Zé da Viola
12h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas
13h às 22h – 1º Encontro de Violeiros
20h – Orquestra Paulistana de Violas Caipiras

Dia 28 (Domingo)
9h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas
10h às 16h – 1º Encontro de Violeiros
20h – Show com a dupla Leyde e Laura

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade / Santana
(12) 3924 7300

Botão Voltar ao topo