fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Via-sacra reúne fiéis em Aparecida nas sextas-feiras da Quaresma

Tradição acontece desde 1925 na Terra da Padroeira do Brasil, unindo a fé e a caridade. (Foto: Thiago Leon)

No decorrer da Quaresma, diversas expressões da piedade popular são intensificadas pelos fiéis, que aproveitam o período para recordar o sofrimento de Jesus pela salvação da humanidade. Em Aparecida (SP), o Morro do Cruzeiro é palco de uma das mais tradicionais demonstrações de fé de romeiros e aparecidenses: a oração da Via-Sacra . A partir de hoje (08), todas as sextas-feiras do período quaresmal, às 5h, centenas de pessoas sobem o Morro por cerca de 900 metros, rezando e meditando os últimos momentos da vida de Cristo.

Durante sete semanas, paróquias, congregações e movimentos da cidade de Aparecida se revezam na realização do momento oracional. A caminhada dura cerca de uma hora e meia.

A tradição se iniciou oficialmente em 1925, quando a primeira cruz foi fixada no local. Em 1948, o então vigário de Aparecida, padre Antônio Pinto de Andrade inaugurou as capelinhas com as representações de cada estação da Via Sacra. No ano 2000, para celebrar o Grande Jubileu do nascimento de Jesus, o espaço foi remodelado, ganhando a forma atual.

Ao longo do caminho, os painéis confeccionados em cimento pelo artista Adélio Sarro representam o sofrimento de Cristo no caminho para o Calvário. A caminhada chega ao fim aos pés de uma enorme cruz em aço que pesa 25 toneladas e possui 23 metros de altura.

Além da oração, os participantes também são convidados a realizar um gesto de caridade, ofertando alimentos não perecíveis a cada semana. Os donativos são separados e revertidos em cestas básicas, distribuídas para as famílias carentes da cidade de Aparecida.

Veja também




Botão Voltar ao topo