fbpx

SESI Jacareí Rugby conquista título do Torneio Início na categoria M18

As equipes de Jacareí participaram no domingo (24) do Torneio Início, em Jacareí. Com organização do Jacareí Rugby e da Federação Paulista de Rugby, o campeonato tinha como objetivo iniciar o calendário de competições de base na Temporada 2019.

O SESI Jacareí Rugby foi campeão do torneio na categoria M18. No M16, o SPAC levou a melhor. Já no M20, a taça ficou com o Tornados. As disputas ocorreram no formato Ten-a-side, ou seja, com dez jogadores de cada lado.

Com todos os jogos no Campo do Balneário, as partidas das três categorias ocorreram entre 9h e 17h de domingo. Ao todo, o local recebeu cerca de 300 pessoas entre jogadores e torcedores. Para ser campeão da categoria M18, o SESI Jacareí Rugby venceu três adversários ao longo do dia: Iguanas, por 24 a 0, São José, por 17 a 0, e SPAC, por 14 a 10. O vice-campeonato ficou com o SPAC, seguido de Iguanas e São José Rugby.

Na categoria M20, o Jacareí Rugby ficou com o vice-campeonato. Conseguiu vitórias sobre Barbarians do Vale, por 17 a 0, e sobre o Pasteur, pelo mesmo placar. Porém, a derrota para o Tornados, por 14 a 12, fez com que a equipe de Indaiatuba (SP) ficasse com o caneco nesta categoria.

No M16, o SESI Jacareí participou das disputas com duas equipes, uma em cada grupo. Com seis participantes, os times foram divididos em dois grupos de três equipes. Depois, os primeiros de cada grupo se enfrentaram, assim como os segundos e os terceiros para definir as posições finais da competição.

O SESI Jacareí A venceu o Cougars por 21 a 0, mas foi derrotado pelo Pasteur por 7 a 5. Dessa maneira, o clube disputou o terceiro lugar da competição contra o São José e venceu os vizinhos por 15 a 5. Já o SESI Jacareí B foi derrotado nas duas primeiras partidas por São José, por 12 a 5, e pelo SPAC, por 31 a 0. Com isso, a equipe B do SESI enfrentou o Cougars no terceiro jogo. Com a vitória de 15 a 14, o time B do SESI Jacareí Rugby fechou o torneio na quinta posição.

O Jacareí Rugby tem patrocínio de Superbid, CCR Nova Dutra, Sanrad Uniformes de Rugby e Wana Química, incentivo de CCR Nova Dutra e Wana Química, parceria com o SESI-SP Jacareí, apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, Instituto CCR, CNA Inglês Definitivo, Plani, Clínica Alexandre Mercadante e Tintas Duralatex, leis de incentivo Fadenp, CMDCA, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte. Este evento também conta com o patrocínio da Santa Helena Alimentos.

Jacareí enfrenta Templários pelo estadual

Depois da estreia com vitória pelo Campeonato Paulista, o Jacareí Rugby tem mais um desafio neste sábado (30) pelo torneio estadual. Os jacarés recebem o Templários, de São Bernardo do Campo (SP), em jogo válido pela 2ª rodada da primeira fase da competição. A partida terá início às 15h30, no Campo do Balneário, em Jacareí.

Na primeira rodada do torneio, o Jacareí venceu o Band Saracens, por 60 a 0, jogando em seus domínios. Já o Templários , visitou a Poli Rugby e foi derrotado por 102 a 3. O Jacareí Rugby precisa vencer para se manter entre os primeiros colocados da competição estadual. Já o Templários busca um triunfo para se recuperar no torneio.

Um ponto favorável ao Jacareí é o confronto histórico entre as equipes. Em quatro partidas realizadas até hoje, o Jacareí Rugby saiu vitorioso em todas as oportunidades. A última partida entre os dois times aconteceu durante a primeira fase do Campeonato Paulista 2018, quando Jacareí venceu por 47 a 5, jogando em casa.

Outras equipes de Jacareí – Além da partida entre Jacareí Rugby e Templários, o Campo do Balneário também contará com atividades de outras categorias do clube. Os atletas dos times infantis do SESI Jacareí Rugby vão participar de um treino coletivo com início às 11h. Em seguida, o Jacareí Rugby Desenvolvimento e o M20 se juntam para enfrentar o Pinda Rugby, em amistoso, às 13h.

O Jacareí Rugby tem patrocínio de Superbid, CCR Nova Dutra, Sanrad Uniformes de Rugby e Wana Química, incentivo de CCR Nova Dutra e Wana Química, parceria com o SESI-SP Jacareí, apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, Instituto CCR, CNA Inglês Definitivo, Plani, Clínica Alexandre Mercadante e Tintas Duralatex, leis de incentivo Fadenp, CMDCA, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte.

Rod Paaniani Sang Yum: Um Samoano em meio aos ‘jacarés’

Quem acompanhou o primeiro jogo do Jacareí Rugby no Campeonato Paulista pôde notar a presença de um jogador de Samoa em seu elenco. Rod Paaniani Sang Yum, iniciou entre os titulares como centro, e logo em sua primeira partida oficial pelos ‘jacarés’ conseguiu a vitória e seu primeiro try. O inusitado dessa história é que Rod é natural de Samoa, pequeno país localizado no conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico, na região da Polinésia.

Destino paradisíaco da região, o país é bem pequeno e não tem fronteiras terrestres. Apesar de ser formado por nove ilhas, apenas duas delas são habitadas. A extensão territorial do país e de 2.831 km² e tem uma população estimada em cerca de 200 mil habitantes. Se compararmos o país com Jacareí, dá para se ter uma real ideia de seu tamanho. O município do Vale do Paraíba tem pouco mais de 230 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2018. A extensão territorial da cidade é próxima de 465 km².

Se geograficamente Samoa está distante de ser um país lembrado de cabeça por muitos, quando o assunto é rúgbi a questão muda de cenário. Assim como outras nações na Oceania, Samoa respira rúgbi. No ranking da World Rugby, atualizado em 24 de março de 2019, o país oceânico encontra-se na 17ª posição entre 105 seleções masculinas. O Brasil, atualmente, é o 24º colocado nesta mesma lista. No ranking feminino, Samoa é o 13º de 53 seleções. A Seleção Brasileira Feminina ocupa a 44ª posição.

“O rúgbi em Samoa é como o Futebol no Brasil. É o esporte com o qual temos mais contato desde pequenos. Está em nosso Sangue! É nossa vida, a história de nosso povo e faz parte de nossa cultura”, explica Rod.

Nascido em uma família composta por nove irmãos, na capital Apia, Rod tem 25 anos e sempre jogou rúgbi. Como trabalhava em navios de cruzeiros como bombeiro, passou a se dedicar menos ao esporte quanto gostaria. E foi por meio do trabalho que conheceu sua esposa: a jacareiense Ana Paula Sang Yum, que também trabalhava embarcada, mas como massoterapeuta. Depois que começaram a namorar, tiveram um filho. Porém, Rod só foi conhecer o pequeno Roger depois de dois anos.

“Ela parou de embarcar assim que soube da gravidez e eu continuei a bordo. Planejamos por várias vezes minha vinda ao Brasil, que não é muito barata, e sempre algo dava errado. Porém, no dia 1º de novembro de 2018, eu finalmente consegui chegar no Brasil para ficar junto da minha esposa e do meu filho”, disse.

Já em Jacareí, a família então procurou o Jacareí Rugby com a intenção de fazer com que Rod matasse um pouco a saudade de sua terra natal e praticasse seu esporte preferido. Além disso, fazer novos amigos. Em quatro meses, Rod está feliz por fazer parte da equipe do Jacarei Rugby e pelo acolhimento recebido no clube.

“Me sinto muito feliz. Tenho uma boa conexão com os demais jogadores. O time é como se fosse uma nova família para mim. Minha esposa sugeriu eu procurar o clube, pois seria uma maneira de eu me sentir em casa. Estou muito feliz por fazer parte dele e espero corresponder as expectativas do time”, completou.

A língua ainda é uma barreira que Rod está enfrentando aos poucos. Alfabetizado em inglês, um dos idiomas oficiais de Samoa junto com o dialeto samoano, o jogador ainda está se adaptando ao país. Desde que chegou, Rod tem buscado aprender o português para conseguir um emprego no Brasil e ajudar no orçamento de casa. Por enquanto, o jogador está se dedicando ao rúgbi e curtindo cada segundo com a família.

Botão Voltar ao topo