fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Fundhas incentiva leitura com visitas às bibliotecas públicas

Benefícios do hábito da leitura são incentivados nos projetos que a Fundhas realiza em suas unidades. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Os benefícios do hábito da leitura são incentivados nos projetos que a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) realiza em suas unidades em São José dos Campos. Nesta semana, os adolescentes da Unidade Profissionalizante Eugênio de Melo participam de atividades educativas na biblioteca Helena Molina.

Nesta sexta-feira (22), 30 alunos da Upem irão ao lançamento do livro de poemas “Beirage”, do autor George Furlan, a partir das 9h. Além de prestigiarem o evento, os estudantes vão participar da atividade “Roda de Prosa”, que visa estimular o diálogo sobre a identidade cultural do Brasil e estimular a poesia. O momento também pode ser visto como de reflexão, debate e questionamentos sobre os temas atuais da sociedade.

Atividades literárias

Ações voltadas ao desenvolvimento da escrita, criatividade, imaginação e de incentivo aos livros são comuns no plano pedagógico da Fundhas e do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Nesta quinta-feira (21), um grupo de 35 alunos do técnico de Administração do Cephas participou do lançamento da obra poética de George Furlan na Biblioteca Municipal, no centro, como parte das aulas de Leitura e Produção de textos.

Na última quarta-feira (20), foi a vez das turmas dos cursos de Desenvolvimento pessoal e profissional, que são novos na unidade, visitarem a biblioteca para visita monitorada, que visa valorizar a história do distrito, seus contos e personagens típicos, por meio dos livros.

Muitos visitaram o local pela primeira vez e aproveitaram para fazer carteirinhas para empréstimos de obras literárias. Ranielri Pereira Carvalho, 15 anos, considerou a visita “uma grande novidade”.

“Vir aqui nos dá novos aprendizados, podemos conhecer palavras novas e desenvolver a leitura. Tem livros aqui que a gente nunca viu”, observou.

O colega de Ranielri, Gustavo Mota, 15 anos, gosta de frequentar o espaço e é considerado um dos leitores mais assíduos da biblioteca. “Eu já venho aqui faz um tempo, gosto porque tem variedade de exemplares. Me interesso por leitura desde a infância graças a um tio meu que sempre teve muitos livros”, conta.

O livro ‘Beirage’

A obra “Beirage” foi feita com recursos do Fundo Municipal de Cultura e apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O volume contém uma coleção de poemas e prosas criados por Furlan, que relaciona manchetes e reportagens de jornais sobre os acontecimentos da atualidade.

O autor busca promover a inclusão, o diálogo reflexivo sobre padrões de consumo, relações humanas na contemporaneidade, protagonismo social e apropriação de espaços públicos. A obra terá tiragem em áudio–livro e Furlan também fará doações de alguns exemplares para a Fundação Cultural e para as bibliotecas.

O autor

George Furlan é natural de Franco da Rocha (Grande São Paulo). É produtor cultural, ator e autor da peça Carolina & Zé Vicente, da Cia. Pataquada. Furlan é também graduado em Letras e tem pesquisas referentes à oralidade e às peculiaridades da fala cabocla. Orienta oficinas de criação literária em escolas da rede pública municipal e estadual. Pela Fundação Cultural, é orientador de oficinas de literatura.

Serviço:

Lançamento do livro ‘Beirage’
Data: 22/03 (sexta-feira), a partir das 9h
Local: Biblioteca Pública Helena Molina, que fica na Praça Emília Molina, 77 – Eugênio de Melo

Botão Voltar ao topo