fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José vacina rebanho bovino contra brucelose até abril

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a vacinação anual do rebanho bovino contra a brucelose. Devem ser vacinadas somente bezerras de 3 a 8 meses. Segundo a legislação estadual, a vacinação é obrigatória. A vacinação prossegue até o fim de abril.

O criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

Gratuidade

São José dos Campos é uma das poucas cidades do país que arca com o custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses, sob a devida orientação do Governo do Estado.

A coordenação da campanha é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que também é responsável pela compra e aplicação das vacinas. A vacinação obedece ao calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A doença

A brucelose é uma zoonose que acomete os animais e o homem, doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos pode causar aborto, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.

Cobertura

Dados do sistema informatizado — Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Governo do Estado, registraram índice de 94,23% das fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre 3 e 8 meses vacinadas em 2018. O índice anterior, de 2017, foi de 93,5%.

Mais informações

Central 156

Botão Voltar ao topo