fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mulheres que rezam o terço se reúnem em romaria no Santuário de Aparecida

Peregrinação chega a sexta edição refletindo sobre a missão da mulher na Igreja e na sociedade. (Foto:Thiago Leon)

As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, 08 de março, se estendem até o dia seguinte no Santuário de Aparecida, quando acontece a sexta Romaria Nacional do Terço das Mulheres. Neste ano, a peregrinação acontece no próximo sábado (09) e reflete sobre o tema “Mulheres do Terço: Escolhidas e enviadas em missão”. O encontro chega a sua sexta edição com uma programação composta por momentos de oração e reflexão.

O nascimento da Romaria aconteceu em 2013 a partir da iniciativa de um grupo de Vargem Grande do Sul. Naquele ano, apenas 300 mulheres participaram do encontro. O número foi aumentando ao longo dos anos, chegando a cifra de cinco mil em 2018.

“As mulheres sempre rezaram, então o Santuário Nacional quis dar também este destaque por meio de grupos de mulheres que se organizaram e nos procuraram para realizar uma Romaria com grupos de mulheres que rezam o terço”, conta o irmão Alan Patrick Zuccherato, um dos responsáveis pela organização da peregrinação.

As atividades da Romaria se iniciam logo cedo, ás 6h30, com a concentração e acolhida dos diversos grupos na Tribuna Papa Bento XVI. Depois, as peregrinas seguem para o interior da Basílica para a participação na missa das 9h, que será presidida pelo arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes. Com o fim da celebração, às 10h30, acontece a Assembleia para as coordenadoras e auxiliares do movimento.

No período da tarde a programação continua. Às 13h30, novamente no interior do maior templo mariano do mundo, acontece a concentração para a oração do Terço Oficial, que acontece às 14h. O momento oracional será encerrado com a tradicional Consagração à Nossa Senhora Aparecida, um dos momentos mais aguardados pelos grupos.

Fechando as atividades da Romaria, haverá o sorteio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre grupos de todo o país. A cada ano, um novo grupo participante da peregrinação é sorteado. Ele fica responsável por organizar atividades em suas paróquias e comunidades com a Imagem fac-símile.

Em 2018, o grupo Nossa Senhora Aparecida foi sorteado. Durante todo o ano, eles desenvolveram atividades na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Marmelópolis (MG). A presença Imagem incentivou e fortaleceu a participação nas comunidades que formam a única paróquia da cidade, composta por cerca de três mil habitantes, conforme os dados do IBGE.

Este ano, os grupos que quiserem participar do sorteio da Imagem Peregrina devem se cadastrar previamente no site da Romaria. Os sacerdotes que desejam concelebrar a missa das 9h também devem se cadastrar no mesmo link.

Veja também




Botão Voltar ao topo