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Ilhabela reinicia projeto “Música e Folclore na Educação Infantil”

O curso é ministrado pelo professor Max Douglas Vieira, que interage com os alunos, toca instrumentos e canta. (Foto: Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, reiniciou na semana passada, nas creches e escolas de ensino infantil, o projeto “Música e Folclore na Educação Infantil”.

A ação teve início em setembro de 2017, encerrando-se em dezembro de 2018. “A Administração tem investido muito nas formações com os servidores.

Na pasta da Educação foram diversos cursos, e este em especial, é com a presença das crianças em sala de aula, que acompanham os professores e auxiliares de primeira infância”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Para a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos, “os investimentos realizados na formação dos profissionais que trabalham com Educação Infantil trarão retorno no atendimento e na qualidade da aprendizagem das crianças, sendo relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase”, destacou.

O curso é ministrado pelo professor Max Douglas Vieira, que interage com os alunos, toca instrumentos e canta. “Ouvir música, aprender uma canção e brincar de roda são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de proporcionar a vivência de elementos dessa linguagem”, explicou a professora e diretora pedagógica, Maria Terezinha Dias Souza.

O objetivo da capacitação é fazer com que os educadores vivenciem, sintam e se apropriem dessas ferramentas valiosas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.

A relevância da inserção musical na educação infantil também está fundamentada na própria Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei no 9394/96).

A legislação afirma que a finalidade da educação infantil está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, ou seja, neste caso, a música assume um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil em seus vários aspectos.

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