fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

II Congresso de Tecnologia na Educação está com inscrições abertas em Caraguá

O Teatro Mario Covas em Caraguatatuba recebe nos dias 28, 29 e 30 de março o II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada ser efetuadas pelo endereço eletrônico https://educatech.caraguatatuba.sp.gov.br/

O Congresso realizado pela equipe do Setor de Informática Educativa da Secretaria de Educação visa demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.

A palestra de abertura “Metodologias Ativas: Relatos de Experiências” será proferida pelo professor e consultor Fernando Mello Trevisani.

O matemático é mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.

O palestrante apresentará exemplos de aulas realizadas por ele mesmo usando dois modelos de ensino considerados inovadores: um é o Ensino Híbrido, que utiliza tecnologias e sobre o qual organizou um livro e de um curso virtual; e outro é um modelo de ensino chamado Trabalho em Grupo, que, apesar do nome conhecido, apresenta algumas características peculiares para engajar e motivar alunos na aprendizagem em grupo dentro de sala de aula.

Na sexta (29/03), o professor Edgar Andrade, fundador do primeiro Fab Lab de Recife, fala sobre “O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro?”. Fab Lab é um tipo de empresa que visa a promoção de marcas de uma forma ousada e conectada com o futuro, para o desenvolvimento de novos produtos ou para a realização de eventos que estimulem o empreendedorismo e a inovação.

“Acreditamos no poder transformador da educação e por isso, além do nosso laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação, temos outro laboratório focado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa.

Queremos ajudar a construir a escola do futuro e já começamos em parceria com a Prefeitura do Recife e com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Oficinas com crianças, a nossa escola maker, as caravanas, são algumas das experiências que rodamos para ajudar a preparar os makers e inovadores do futuro”, explicou Andrade.

No sábado (30) será a vez do professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, com a palestra “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”, que trará aos participantes sua metodologia em sala de aula e contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino.

Também, no último dia do evento, haverá duas práticas: o Workshop “Tartaruga Robótica Maker – Uma Prática Maker Educacional” com representantes da empresa MundoMaker e a oficina “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital” com representantes da Empresa Tríade Educacional, onde serão propostas ações envolvendo Ensino Híbrido, com o objetivo de promover a reflexão e a vivência da abordagem, identificando para seu potencial para o desenvolvimento de uma educação conectada às necessidades do Século XXI.

Programação – Teatro Mario Covas

Dia 28/3 – Quinta-feira

Horário: 18h30

Palestra: Metodologias Ativas: Relatos de Experiências – com Fernando Mello Trevisani

Dia 29/03 – Sexta-feira

Horário: 18h30

Palestra: O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro? – Com Edgar Andrade

Dia 30/3 – Sábado

Horário: 9h00

Palestra: Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem – com Alfero Mendes Neto

Dia 30/3 – Sábado

Horário: 9h00

Workshop – Uma Prática Maker Educacional

Empresa Mundo Maker

Dia 30/3 – Sábado

Horário: 9h00

Local: Secretaria de Educação – Salão Monteiro Lobato

Oficina: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital

Empresa Tríade Educacional

 

Botão Voltar ao topo