fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hospital Regional em Taubaté traz palestra gratuita sobre Transtornos Emocionais

O tema escolhido para o mês de março tem como objetivo explicar de forma clara sobre os diversos transtornos emocionais, como eles surgem e também desvendar alguns mitos. Atualmente, existem mais de 400 tipos e subtipos de transtornos. (Foto: Pixabay)

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, recebe a palestra ‘Transtornos Emocionais’, apresentada pelo Psiquiatra e Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário de Taubaté, Dr. Antônio Augusto Neves da Nobrega. O evento acontece na próxima quinta-feira (28/03) com entrada gratuita para a comunidade e profissionais da saúde.

O projeto ‘Saúde na Comunidade’ é promovido pelo Instituto de Estudo e Pesquisa (IEP) do HR e tem como objetivo debater e orientar a comunidade sobre assuntos voltados à saúde. Para a Dr. Marina Moreira, Coordenadora do IEP, este tipo de evento é fundamental para que alguns tabus sejam quebrados. “As exigências da vida moderna têm agravado ainda mais as condições psíquicas das pessoas. Muitos não sabem que têm algum transtorno e os confunde com desinteresse, preguiça. Mas é preciso atenção. Qualquer transtorno emocional é doença. Portanto, ele precisa ser diagnosticado e tratado por um profissional capacitado”.

O tema escolhido para o mês de março tem como objetivo explicar de forma clara sobre os diversos transtornos emocionais, como eles surgem e também desvendar alguns mitos. Atualmente, existem mais de 400 tipos e subtipos de transtornos. Os mais frequentes são ligados a Ansiedade, Depressão, Alcoolismo e uso de Drogas.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de transtorno de depressão cresceram 18% em dez anos e esta deve ser a doença mais incapacitante do planeta até 2020. O Brasil lidera a lista de casos da doença na América do Sul, atingindo quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas com depressão no país.

O Psiquiatra convidado também deve explicar sobre os possíveis tratamentos. Segundo o médico, todo ser humano possui algum tipo de transtorno emocional e é inerente a ele entrar e sair da situação de transtorno. “Existem transtornos que precisam de tratamento e outros que não precisam, mas isso só pode ser determinado por um médico especialista”.

O evento acontece no dia 28 de março, às 17h, no Salão Nobre do Hospital Regional do Vale do Paraíba, localizado à Av. Tiradentes, 280, no centro de Taubaté. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (12) 3634-2013 ou pelo e-mail [email protected].

Veja também




Botão Voltar ao topo