fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Golfinho e Atobá são encontrados mortos em Ilhabela durante Ação Lixo Marinho

Um golfinho foi encontrado morto no canal de Ilhabela. (Foto: Divulgação/OPL)

Uma cena que tem aumentado muito nos últimos anos foi presenciada mais uma vez pela equipe da Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, no último final de semana. Um golfinho foi encontrado morto no canal de Ilhabela.

Além do mamífero, um Atobá e uma ave em estado avançado de decomposição, que não deu para ser identificada, também foram encontradas mortas. Não só no Brasil, como no mundo todo, mais e mais animais estão sofrendo com o impacto do lixo produzido e descartado de forma irregular, e que acaba chegando no mar.

“Os casos de animais mortos ao longo do canal vem sendo algo comum ultimamente, sendo o lixo um grande colaborador para esses acontecimentos, já que a conseqüência da ingestão acidental de plástico pelos animais pode diminuir a capacidade de absorção de nutrientes, reduzindo a probabilidade de chance de vida das espécies”, destaca a Bióloga Marinha, Roberta Gomes.

No final da ação, a equipe realiza a triagem do lixo, separando os resíduos e pesando. (Foto: Divulgação/OPL)

Durante a ação, a equipe realizou no sábado, 16, entrega de ecobags e folders educativos para conscientização das pessoas sobre o descarte correto do lixo, além de limpeza de costeira e superfície no lado sul da ilha, entre a Praia Grande e a Praia do Curral.

Já no domingo, 17, foi feito mergulho para retirada de lixo submerso, limpeza de costeira e o resgate dos animais mortos, também na parte sul da Ilha, na região da Ponta da Sela. Ao todo, 150kg de lixo foram recolhidos do mar, retirando do meio ambiente resíduos como uma jaqueta de couro, três vasos sanitários, canos, fios, garrafas, sapatos, latas de alumínio, vidro, isopor, espuma,chinelos, entre outros.

No final da ação, a equipe realiza a triagem do lixo, separando os resíduos e pesando. Após isso, tudo que foi recolhido é encaminhado ao Aterro Municipal de Ilhabela.

Os animais mortos retirados do mar foram encaminhados para o Instituto Argonautas, que efetua a biopsia para saber a causa mortis. Até o fechamento desta matéria, o Argonautas, procurado pela equipe da Ação Lixo Marinho, não informou o resultado dos exames feitos nos bichos.

Redes fantasma
Nos mergulhos para retirada de lixo submerso, a equipe da Ação Lixo Marinho encontrou muitas redes de pesca abandonadas, conhecidas como redes fantasmas, pois mesmo sem ser utilizada, a captura é continua, desde peixes, tartarugas, aves marinhas e mamíferos.

Segundo a ONU, equipamentos pesqueiros abandonados ou perdidos, correspondem a 10% do lixo marinho.“As redes de pesca são muito utilizadas no litoral e seu descarte inadequado pode trazer conseqüências graves ao ambiente”, diz o Diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o inicio da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

A ação Lixo Marinho realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco, e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/

Veja também




Botão Voltar ao topo