fbpx

Fundo Social leva doações para famílias de casas alagadas em São Francisco Xavier

Colchão sendo levado até uma casa da rua Treze de Maio, alagada pela chuva do dia 10 deste mês. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O Fundo Social de Solidariedade, braço de apoio social da Prefeitura de São José dos Campos, entregou na manhã desta quinta-feira (21) doações para famílias afetadas pela chuva do dia 10 deste mês no distrito de São Francisco Xavier. A subprefeitura do distrito acompanhou a operação.

O estoque de itens foi transportado até a antiga sede da Fundhas, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Francisco. Foram entregues 3.100 peças de roupas, 711 pares de sapato e 22 colchões, além de berços, cadeiras, estantes, mesas, sofás e alimentos. Depois de atender às famílias afetadas pela chuva, a doação foi aberta para a população que compareceu ao local.

Agilidade

As fortes chuvas que caíram na cabeceira do Rio do Peixe entre a tarde e noite do último dia 10, próximo à divisa entre São Paulo e Minas Gerais, provocaram o alagamento de 14 casas localizadas em uma parte baixa da rua Treze de Maio, no centro do distrito.

Equipes das secretarias municipais de Saúde, Apoio Social ao Cidadão e Manutenção da Cidade foram mobilizadas para, rapidamente, dar assistência aos moradores. Uma equipe da Defesa Civil municipal vistoriou as casas e não viu necessidade de interdição e remoção dos moradores. Ninguém ficou desalojado. A resposta rápida da Prefeitura minimizou os efeitos do alagamento.

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão realizou atendimento social às famílias ainda no domingo, levando travesseiros, cobertores, colchões, leite, cestas básicas, frascos de álcool-gel, galões de água e roupas, tudo doado pelo Fundo Social de Solidariedade.

Um caminhão-pipa ajudou na limpeza das casas e da rua. No mesmo dia, uma equipe de assistência social do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Alto da Ponte, na região norte, fez o levantamento de outras necessidades e os encaminhamentos necessários.

Outra equipe, da Secretaria de Saúde, percorreu as casas fazendo a atualização da caderneta de vacinação e orientando as famílias sobre a prevenção de doenças.

O pronto atendimento garantiu o bem-estar dos moradores. Mesmo assim, foram levantadas necessidades que, nesta quinta-feira, foram atendidas pelas doações do Fundo Social.

Botão Voltar ao topo