fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em Pinda, Secretaria Municipal de Educação lança o portal “Educapinda”

Página inicial do portal. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba lançou, na sexta-feira (15), o portal “Educapinda”, uma plataforma virtual criada com o intuito de aproximar as famílias dos estudantes com o que acontece dentro das Escolas da Rede Municipal.

Por meio do portal, os pais ou responsáveis podem ter acesso ao: boletim dos filhos, dever de casa, projetos realizados pela escola, cardápio da merenda do dia e, caso o estudante tenha acesso ao direito do transporte escolar, o pai também consegue acompanhar a rota e saber quando o filho chegou à unidade. “O objetivo primordial é aproximar as famílias das escolas, de modo que os pais, num clique, no celular ou no computador, possam ter acesso à vida escolar dos filhos”, afirmou o secretário de Educação, prof. Júlio Valle.

O Sistema “Educapinda” proporciona o acompanhamento muito preciso das aprendizagens. Com o lançamento de todas as notas dos 14 mil alunos da Rede de Ensino Municipal do ano passado, foi possível o monitoramento da aprendizagem de cada um deles. O sistema permite comparar a aprendizagem de um aluno de um determinado ano com as notas da sua própria turma, da própria escola e as notas de todas as unidades. Assim, o professor consegue verificar qual a medida necessária a tomar em relação ao estudante, analisar se ele está se desenvolvendo em relação aos outros alunos da escola e em relação às outras unidades da rede municipal.

Quanto aos docentes, a principal facilidade oferecida pela plataforma é o preenchimento do diário de classe. “Antes da implantação do sistema, os professores preenchiam manualmente seus diários, as informações não podiam se perder, o diário físico também não, e com a implantação do sistema, os professores conseguem lançar todos os dados no site e registrar a freqüência dos alunos nas aulas de forma mais segura”, explicou o secretário. “Isso fornece mais agilidade para todos os serviços internos da Secretaria”, completou.

Numa pesquisa realizada em 2017, a Secretaria de Educação, junto aos professores, chegou à conclusão de que quanto maior for o acompanhamento contínuo dos pais, tanto na educação infantil quanto nos primeiros anos do ensino fundamental (até 10 anos), mais qualidade é oferecida ao processo de aprendizagem das crianças. “Assim, os pais conseguem ajudar, intervir e acompanhar com mais cuidado; é uma ferramenta que vai exatamente nesse sentido: de construir as condições que os pais precisam, hoje, para estar cada vez mais por dentro do que acontece na escola”, disse Júlio.

O portal pode ser acessado pelo link: http://www.educapinda.net.br/ e cada pai ou responsável possui a senha para acompanhamento das informações de seus filhos.

Sistema “Custo Aluno Qualidade”
O sistema “Custo Aluno Qualidade” calcula os investimentos que acontecem em cada escola da Rede Municipal. Nele, são lançados gastos como: merenda escolar, transporte escolar, oficinas de contraturno, aulas de reforço, salário dos professores e mais. Com o resultado da computação é possível descobrir quanto a Secretaria de Educação investe nesses alunos de cada uma das 61 escolas existentes, tornando possível monitorar os investimentos que são realizados para serem direcionados às escolas que precisam.

Pindamonhangaba é a primeira cidade do Vale do Paraíba a instalar estes dois tipos de sistema.

Veja também




Botão Voltar ao topo