fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos disputa Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor

A Prefeitura retomou a realização anual da Feira Empreende – Startups Educacionais, com apresentação dos trabalhos de empreendedorismo da rede de ensino municipal, que envolve cerca de 8 mil pessoas. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos está classificada para a fase estadual do Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor, que reconhece ações de estímulo ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios.

Com isso, São José dos Campos demonstra a retomada dos programas na área de Empreendedorismo, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico sustentável do município.

A cidade concorre na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”, com o projeto Startups Educacionais – Inovar para Transformar, que beneficia mais de 43 mil alunos com idade entre 4 e 14 anos, em 70 escolas da rede de ensino municipal; e na categoria “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, com o projeto Ações Conectadas de Empreendedorismo, que favoreceu, nos dois últimos anos (2017 e 2018), cerca de 13 mil novos empreendedores.

Na próxima semana (dia 20), a Prefeitura recebe a visita de representante do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para confirmar as informações dos projetos.

Incentivo ao empreendedorismo

Desde 2017, a Sala do Empreendedor trabalha com foco na integração e simplificação de processos, o que aumentou significativamente a eficiência e trouxe benefícios para os cidadãos. No final deste mesmo ano, o município atingiu a marca do menor tempo para abertura de empresas do Brasil, de menos de 1 dia para atividades de baixo impacto. Hoje, abrir uma empresa em São José leva apenas algumas horas.

Empreendedorismo nas escolas

Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura retomou, em 2017, programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 14 anos.

Entre as metas do programa estão: estimular o surgimento de jovens empreendedores, criar vínculos entre empreendedores, futuros profissionais e investidores, consolidar a região como incentivadora do empreendedorismo, além de criar oportunidades de intercâmbio entre empreendedores, facilitadores e investidores.

Ações concretizadas

. Reativação de oficinas com alunos da rede, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora)
. Inserção no currículo escolar – obrigatório do 8º e 9º anos a Educação Empreendedora
. Implantação da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos nas turmas Pré I e Pré II, da Educação Infantil
. Ampliação da adesão ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae
. Realização anual da Feira Empreende – Startups Educacionais com apresentação dos trabalhos de Empreendedorismo da Rede de Ensino Municipal, que envolve cerca de 8 mil pessoas

Etapas do Prêmio

A avaliação dos projetos finalistas estaduais, pela comissão julgadora, e definição dos vencedores será divulgada até o dia 29 de abril. A cerimônia de premiação dos projetos vencedores estaduais acontecerá no dia 30. Após a etapa estadual, o primeiro colocado participará da etapa nacional.

Participações de São José

2001/2002- Finalista etapa estadual
2003/2004- Vencedor Estadual – Região Sudeste
2005/2006- 3º Lugar Estadual – Município com mais de 200 mil habitantes
2007/2008- Vencedor Estadual / Vencedor do Prêmio Nacional – Região Sudeste
2009/2010- Vencedor Estadual – Destaque em Médios e Grandes Municípios / Vencedor do Prêmio Nacional – Médios e Grandes Municípios
2011/2012- Vencedor- destaque estadual “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável”
2013/2016- Não participou
2017/2019- São José dos Campos já está classificada para a etapa estadual

Incentivo ao Empreendedorismo

Desde 2017, a Sala do Empreendedor trabalha com foco na integração e simplificação de processos, o que aumentou significativamente a eficiência e trouxe benefícios para os cidadãos.

No final deste mesmo ano, o município atingiu a marca do menor tempo para abertura de empresas do Brasil, de menos de 1 dia para atividades de baixo impacto. Hoje, abrir uma empresa em São José leva apenas algumas horas.

Botão Voltar ao topo