fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José alerta sobre o risco de tetraplegia em acidentes de verão

Segundo levantamento do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos, em 2018, 100% dos pacientes vítimas de acidentes causados por quedas em piscina, cachoeira e água rasa sofreram lesão medular com o comprometimento do movimento de todos os membros (tetraplegia). Deste total, 100% são homens e tem entre 18 e 38 anos.

De acordo com a diretora e médica fisiatra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José dos Campos, Maria Angélica Jajah, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. Segundo a médica, os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas e no caso de cachoeiras, não mergulhar em águas com menos que o dobro da altura.

Além destas orientações, a especialista alerta para que os usuários não entrem na água ou mergulhem embriagados, não participem ou permitam brincadeira quando estiver nadando ou mergulhando e ao mergulhar, sempre que possível estendam os braços ao lado da cabeça para protegê-la. “Evitar saltar de lugares muito altos e saltos ornamentais também ajudam a prevenir acidentes”, complementa a fisiatra.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José dos Campos atende os 39 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS XVII) de Taubaté. A unidade atende casos de lesões medulares, amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante. Os interessados em receber tratamento devem ser encaminhados pelo serviço médico de uma unidade pública de saúde.

CARF

Este ano, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José dos Campos se tornou uma instituição certificada internacionalmente ao conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities (CARF). Trata-se de uma entidade canadense reconhecida mundialmente por seus altos níveis de exigência na acreditação de centros de reabilitação do mundo. Esta é uma maneira formal de reconhecer e evidenciar processos seguros que garantam a qualidade do tratamento.

A CARF foi fundada em 1966 e é uma Instituição acreditadora independente e sem fins lucrativos de serviços sociais e de saúde em diversas áreas, incluindo serviços de reabilitação, equipamentos médicos duráveis, próteses, órteses e suprimentos. O grupo CARF International atualmente é responsável pela acreditação de mais de 50 mil programas e serviços em 23 mil locais, nas Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e África, com mais de 8 milhões de pessoas de todas as idades sendo beneficiadas anualmente pelos 6,7 mil prestadores de serviços acreditados pelo grupo.

Criada em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta atualmente com 19 unidades em funcionamento que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

Botão Voltar ao topo