fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá promove ações alusivas ao “Dia Internacional da Síndrome de Down”

(Foto: Luis Gava/PMC)

Na próxima quinta-feira, dia 21, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data objetiva o reconhecimento da luta por direitos iguais, sensibilização e redução de barreiras. Este ano, o tema desenvolvido pela ONU é dizer ao mundo para não deixar ninguém para trás!

A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) preparou para os dias 21 e 22 de março, atividades para integrar pessoas com síndrome de Down e suas famílias.

Na quinta-feira (21), às 14h, no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), haverá uma rodada de bocha adaptada e roda de conversa com a participação de mães, pais e pessoas com síndrome de Down, que abordará o tema “Ninguém fica pra trás – o que espero para meu / minha filho (a)”.

Na sexta-feira (22), às 10h e 15h, na sala de cinema do Ciapi, serão exibidos filmes e trailers sobre o assunto em questão. Os dois dias são abertos ao público e podem participar pessoas com síndrome de Down, responsáveis, irmãos e interessados na causa.

Sobre a data – O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, foi proposto pelo Brasil. Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Junte-se a nós para promover a inclusão de todos no Dia Internacional da Síndrome de Down!

Botão Voltar ao topo