fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aula com engenheiro da Boeing inspira alunos do Cephas em São José

O bate-papo com o especialista abordou temas da engenharia de sistemas, aviação e serviu como inspiração aos alunos. (Foto: Divulgação/PMSJC)

“Sejam curiosos e testem coisas diferentes”, esta foi a mensagem que o norte-americano Scott Jackson, consultor de empresas como a Embraer e a Boeing, especialista em Engenharia de Sistema e autor de livros na área, deixou aos alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) em encontro na noite desta quarta-feira (27).

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que foi como um bate-papo sobre o campo interdisciplinar da engenharia focado no desenvolvimento e na organização de sistemas complexos. As técnicas de Engenharia de Sistemas são utilizadas em projetos como de design de aeronaves, design de chips de computadores, integração de softwares, construção de pontes, entre outros.

De forma descontraída, Jackson respondeu às diversas perguntas dos alunos dos cursos de Mecânica de Aeronáutica, Mecânica, Eletrônica e Administração. O especialista compartilhou ainda sobre sua experiência na liderança de engenharia de empresas como Boeing, McDonnell Douglas e Douglas Aircraft e dos trabalhos de consultoria de Engenharia de Sistemas na Boeing, na Embraer e no Centro de Pesquisas Glenn da Nasa.

Motivação para os sonhos

Guilherme Leonel Araujo Santos, 17 anos, está no primeiro semestre de Mecânica Aeronáutica, curso escolhido motivado pelo pai, que trabalha na área, somada ao gosto do jovem por engenharia e aviação. “Acho importante ouvir a opinião de alguém experiente como o Scott Jackson, estou gostando do curso. Espero aproveitar ao máximo e sair daqui um profissional completo”, comentou.

As amigas Mariana Ricelli Vilela, 18 anos, e Gabriela Alves de Medeiros Santos, 17 anos, do mesmo curso de Guilherme, têm em comum o interesse por aviação e os sonhos grandes.

“Esta é uma boa oportunidade que o Cephas nos oferece, receber informação e trocar experiência é muito bom. Sempre gostei da área de aeronáutica e robótica e sonho alto, gostaria de trabalhar na Nasa um dia, quem sabe. Me sinto desafiada a dar meu melhor nesta área e isso me anima”, disse Mariana.

Já Gabriela Santos escolheu o curso de Mecânica de Aeronáutica do Cephas inspirada em uma mulher, a norte-americana Amelia Earhart, uma das pioneiras da aviação, a primeira a fazer uma travessia aérea pelo oceano Atlântico, em 1928.

“Meu caminho é feito de desafios, chegar até o curso já foi um desafio, continuar estudando e alcançar meus sonhos também me desafiam e estou empolgada para isso. Sonho em trabalhar com manutenção de aeronaves na Europa, como Amelia Earhart quero fazer a diferença. A aula de hoje motiva para o futuro”, contou.

Palestras e aulas diferenciadas como a desta quarta-feira (27) integram o conjunto de ações que o Cephas realiza para oferecer ensino de qualidade por meio da prática e da teoria, aliadas ao compartilhamento de experiências feito por especialistas e profissionais renomados.

O Cephas

O Cephas é um Centro de Educação Profissional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a emancipação social por meio da educação profissional, oferecendo cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e cursos técnicos.

Botão Voltar ao topo