fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté renova campanha contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Taubaté inicia em fevereiro uma nova campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A campanha Xô Mosquito 2019 tem como lema: “Quem tem que curtir o verão é você – não deixe o mosquito passar as férias na sua casa”. Foram produzidos cartazes, folhetos, spots para rádios, artes para veiculação nas redes sociais, mídia impressa e TV.

A prioridade é manter o envolvimento da população nas ações de prevenção e fiscalização de criadouros durante o verão, que tem como características o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas. Esta é uma combinação que favorece a proliferação de focos de larvas do mosquito, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

O período também coincide com a conclusão da ADL (Análise de Densidade Larvária) de Verão, cujos dados estão em fase de tabulação por parte do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté. Com base no levantamento, serão priorizadas as ações de combate nas regiões com maiores indicadores de concentração de larvas do mosquito.

Palestras, fiscalizações casa a casa, monitoramento de pontos estratégicos, ações de bloqueio e atendimento a denúncias da população também integram as estratégias dos agentes de controle de vetores.

Mesmo com a queda nos casos de dengue na última temporada, o risco de uma nova epidemia sempre existe. Além disto, também existe a preocupação do aumento de casos de zika e chikungunya.

Taubaté chegou ao fim de janeiro com dois casos positivos de dengue. Até o momento, não há registro de casos de zika, chikungunya e febre amarela. No ano passado foram 59 casos de dengue, 8 casos de chikungunya, nenhum caso de zika e 4 casos confirmados de febre amarela.

Veja também




Botão Voltar ao topo