fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Unidades básicas de saúde começam a receber novos dentistas

Os 20 novos dentistas, aprovados em recente concurso público, serão incorporados às UBS’s em todas as regiões da cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar, a partir desta quarta-feira (13), o atendimento de dentistas na rede municipal de saúde e melhorar o atendimento à população. Os 20 novos dentistas aprovados em recente concurso público serão incorporados às unidades básicas de saúde em todas as regiões da cidade.

Esses novos profissionais foram designados para unidades do Campo dos Alemães, Dom Pedro, Campos de São José (2), Eugênio de Melo (2), Jardim Colonial, Jardim Interlagos, Jardim Oriente, Novo Horizonte (3), Jardim São José, Putim, Jardim Satélite, Vila Tatetuba, Jardim Telespark, Alto da Ponte, Altos de Santana e Bosque dos Eucaliptos.

Atualmente, o município conta com um quadro de 119 cirurgiões dentistas. O atendimento curativo é desenvolvido em UBS’s, escolas estaduais e municipais, trailler rural, Famme, CRMI e Hospital Municipal.

Em ambiente escolar o atendimento é organizado mediante levantamento de risco individual à cárie dentária. Todos os alunos são examinados no início do ano letivo e há a priorização daqueles que se apresentam com alto risco, ou seja, com lesão de cárie ativa.

O protocolo segue o que prevê a Política Nacional de Saúde Bucal, de que os municípios busquem a garantia do atendimento de crianças e adolescentes através da organização de fluxos e estratégias de ação.

Além do atendimento em clínica geral realizado nas UBS’s e escolas, quando necessário, para se completar o tratamento, há encaminhamento para as especialidades odontológicas de endodontia (canal), periodontia, prótese, cirurgia oral, diagnóstico bucal. Os pacientes com necessidades especiais são atendidos no Hospital Municipal.

No ano de 2018 foram realizados 87.117 atendimentos, com a realização de 234.285 procedimentos.

Botão Voltar ao topo