fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Parque Vicentina Aranha vai botar bloco na rua no domingo (3)

(Foto: Divulgação)

O Bloco Galinha d’Angola do Parque Vicentina Aranha já é o mais aguardado da folia em São José dos Campos. Em seu 6º ano consecutivo, no domingo de carnaval (03) o bloco fará a concentração na portaria do Parque a partir das 10h, com a saída prevista para as 10h30, quando irá invadir as ruas da Vila Adyana com muita alegria e descontração, em um programa para adultos e crianças curtirem o carnaval.

O bloco desfilará pelas ruas no entorno do Parque, saindo pela Avenida São João e retornado ao Parque pela Avenida Nove de Julho. A bordo de um trio elétrico a Banda Galinha D’angola, composta por Ana Morena (vocal), Paulo Querubim (vocal), Diego Lourenço (vocal e percussão), Pedro Maia (violão), além de percursionistas e instrumentos de sopro; executará a marchinha oficial do bloco e canções carnavalescas tradicionais. Fechando o cortejo com chave de ouro, o sambista Marcinho Moreira e Bateria trazem o melhor do samba tradicional.

A primeira edição do Bloco Galinha D’Angola ocorreu em 2012, com uma modesta folia dentro do Parque. O bloco ganhou visibilidade na cidade, tornando-se um dos eventos mais aguardados do Parque. A edição 2018 do Bloco Galinha D’Angola recebeu cerca de 25 mil foliões de toda região.

O Bloco Galinha d’Angola 2019 é uma realização da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos.

Conta com o patrocínio da Escola Monteiro Lobato, do Laboratório Sabin, da Vinac Consórcios, da Anima Hospital Veterinário e da Artesane Gelateria; apoio da Unimed São José dos Campos e do Copcentro; e a promoção do jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan.

Por mais um ano, o Parque Vicentina Aranha é o ponto de encontro para os foliões do Bloco Lá em Cuba, Em Cuba Lá! Formado por pesquisadores, ex-estudantes e estudantes do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um bloco voluntário e espontâneo, que traz a alegria do carnaval de rua para a Av. Nove de Julho.

Em 2019, o Lá em Cuba, Em Cuba Lá tem como tema a identidade regional: Pira´kwar Tupi: Nossa Identidade PIRAQUARA em tempos de Vale-Metrópole. Em momento de tantas transformações, o Vale metamorfoseando-se em Metrópole, identidades são caminhos para novos modelos de desenvolvimento – elas não podem ser esquecidas ou perdidas.

A mais forte delas é o piraquara, a identidade daquele que se conecta ao Rio Paraíba do Sul, suas histórias, seus aspectos sagrados. Este ano, o Em Cuba lá quer no seu desfile e no seu canto (re) lembrar a identidade ribeirinha e a importância da preservação do Rio Paraíba. Canções carnavalescas e a marchinha oficial animarão essa festa com a Banda de Santana com Seu Ditinho e Maestro Onofre no comando, bem como a ala de bonecos em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

SEMANA NO PARQUE

O Vicentina Qualidade de Vida apresenta, palestras e atividades com o objetivo de difundir ações para a prevenção de doenças e promoção à saúde. Nesta quinta-feira (28) às 09h30, o projeto apresenta uma palestra sobre o poder do cardápio para a saúde e beleza da mulher.

O diálogo aberto apresenta o efeito dos alimentos sobre a estética e como inserir no cardápio os nutrientes certos para uma aparência mais jovem. Com Sheila Maria Costa e Castro, Nutricionista Clínica e palestrante, com ampla experiência na formação de hábitos alimentares e pós-graduação em Gerontologia.

Também na quinta-feira (28) às 20h, o Parque recebe uma Roda de Viola e Contação de “Causos”. Um grupo espontâneo que se reúne mensalmente no Parque para tocar viola caipira e trocar experiências sobre este instrumento que representa a cultura popular nacional. Para participar, basta comparecer.

No domingo (03) das 09h às 13h30, ocorrem as feira do Parque: Feira de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica.

Botão Voltar ao topo