fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário Nacional acolhe maior peregrinação do ano

Romaria do Terço dos Homens contará com Missa campal. (Foto: Thiago Leon)sa

O Santuário Nacional acolhe, a partir da próxima sexta-feira (15), a maior peregrinação organizada com devotos de todo o país a Aparecida, a Romaria do Terço dos Homens. O encontro é anual e deve reunir mais de 50 mil fiéis.

A romaria, que está em sua 11ª edição, é o ponto de encontro de centenas de comunidades de todas as regiões do Brasil. Grupos que, semanal ou mensalmente, se reúnem para a reza do Terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias.

A programação preparada para a Romaria tem seu ponto alto no sábado (16), com a celebração de uma Missa campal pela manhã, na Tribuna Papa Bento XVI, e a recitação do Santo Terço à tarde, no Altar Central da Basílica, mas desde o dia anterior já há atividades para a acolhida dos grupos.

Uma Missa de abertura, na noite de sexta-feira (15), será seguida de uma procissão que percorrerá o Caminho do Rosário. O trecho liga a Basílica ao Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Após retornarem à Basílica, uma vigília conduzirá os romeiros da noite sexta-feira à manhã de sábado. O momento também é de acolhida àqueles que chegam ainda na madrugada de sábado, para que já sejam inseridos no clima oracional da Romaria.

Durante todas as atividades, a temática “‘Terço dos Homens: Não basta rezar, é preciso agir” conduzirá as orações e reflexões. Mensalmente os membros cadastrados em grupos do Terço dos Homens recebem do Santuário Nacional subsídios que auxiliam nas orações realizadas em suas comunidades e paróquias.

Os números das últimas 10 edições apontam um crescimento acentuado de participantes da Romaria. Em 2018 foi contabilizada a presença de 70 mil devotos que peregrinaram até Aparecida para participar do encontro.

Os grupos envolvidos na Romaria se inscreveram previamente, entretanto a participação nas atividades é aberta e gratuita a todos que estiverem presentes no Santuário Nacional.

PROGRAMAÇÃO:

15/02 (sexta-feira)

18h – Missa de abertura e adoração ao Santíssimo Sacramento – Altar Central.

19h45 – Procissão até o Porto Itaguaçu pelo Caminho do Rosário.

23h – Vigília – Capela do Santíssimo.

16/02 (Sábado)

6h30 – Concentração na Praça Bento XVI; acolhida, oração, música – Tribuna Bento XVI.

7h30 – Missa Solene (Campal) – Tribuna Papa Bento XVI.

9h15 – Tempo livre para descanso, lanche, almoço, passeio.

12h – Acolhida dos diversos grupos – Altar Central.

12h45 – Reflexão sobre o tema: ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!’

13h45 – Reza Solene do Santo Terço – Altar Central.

15h – Consagração dos Homens a Nossa Senhora Aparecida – Altar Central.

15h15 – Sorteio da Imagem Peregrina e encerramento da XI Romaria do Terço dos Homens – Altar Central.

Botão Voltar ao topo