fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santa Casa de São José será a nova parceira da Prefeitura no atendimento à mulher

Santa Casa de São José dos Campos. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos será a nova parceira da Prefeitura no programa de Saúde da Mulher. A unidade hospitalar passará a ofertar cerca de 3.000 consultas ginecológicas para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Pelo acordo, através da modalidade de credenciamento, além das consultas também está prevista a coleta de material para exame citopatológico de colo uterino. A previsão é que o atendimento comece ainda neste mês.

O encaminhamento será feito pelas Unidades Básicas de Saúde do município.

Hospital Municipal

Além da Santa Casa, o Hospital Municipal também complementa o atendimento à Saúde da Mulher. Houve um investimento de R$ 1 milhão na ampliação e aquisição de equipamentos na área de obstetrícia, aumentando em 50% a sua capacidade de atendimento. De cerca de 330 partos por mês, o HM passou a realizar uma média de 500.

O Centro Obstétrico foi todo reformado, com a criação de 5 leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e 3 salas para cirurgias cesarianas. A maternidade dobrou o número de leitos – passando de 36 para 72 – entre os quais 14 leitos individuais para gestantes em situação de pré-parto.

Para acolher melhor as gestantes, o Centro Obstétrico ganhou um novo setor de Pronto Atendimento, com 2 consultórios, 1 sala de classificação de risco, sala de ultrassom, sala de espera para exames e 2 sanitários. A ala fica mais próxima da recepção do Pronto Socorro, facilitando o acesso e o acolhimento das gestantes.

No Hospital Municipal também funciona o Ambulatório da Mulher, que realiza atendimentos ambulatoriais a mulheres em situação de risco, como acolhimento a pacientes com diagnóstico de câncer de mama, diagnóstico de câncer de colo uterino, vitimas de violência sexual e violência doméstica, além de gestantes de alto risco e exames diversos.

Veja também




Botão Voltar ao topo