fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto em Jacareí recolhe borra de café para ser usada em compostagem

Secretaria de Meio Ambiente faz o recolhimento da borra de café e coadores usados para serem aproveitados na composteira. (Foto: PMJ)

A Secretaria de Meio Ambiente oferece café diariamente aos seus funcionários, que após o seu consumo, gera um grande volume de resíduo orgânico. Anteriormente este produto era destinado ao aterro sanitário, mas com base nessa problemática e com o objetivo de estimular o correto descarte de resíduos sólidos dentro do setor público, além de diminuir a quantidade de resíduos úmidos que chegam ao Aterro Sanitário, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) criou em 2017, o projeto intitulado “Café para as Plantas”, que transforma a borra de café em adubo através da compostagem. Este adubo é utilizado no canteiro das plantas medicinais e produção de mudas.

Para isso foi articulado junto as Secretarias, Fundações e Autarquias Municipais o recolhimento da borra de café e coadores usados para serem aproveitados na composteira. Uma ação sustentável que contribuiu diretamente na produção das mudas de plantas medicinais que são doadas aos munícipes.

Após articulação e adesão dos órgãos do município, os parceiros levam o resíduo (borra de café e coadores usados) ao NEA e a equipe começa a preparação e armazenamento na composteira. Todo resíduo recebido pelo NEA é pesado para obter o controle do volume e quanto cada setor gera.

As vantagens desta medida para o Meio Ambiente são:

– Diminuição dos materiais enviados ao aterro sanitário.

– Propagação de prática sustentável no município.

– Aumento da quantidade de adubo orgânico produzido pela composteira do NEA.

Foram arrecadados em 2017, 644 quilos, de outubro a dezembro, e em 2018, 4.126,50 quilos, de janeiro a dezembro.

A Secretaria de Meio Ambiente destaca a parceria com o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que é o maior colaborador neste projeto.

Veja também




Botão Voltar ao topo