Pesquisa do Plano de Mobilidade é prorrogada até 6 de março em Taubaté

Share:
(Foto: Divulgação/PMT)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté estendeu o prazo para que a população participe de uma pesquisa que vai ajudar na elaboração do diagnóstico para revisão do Plano de Mobilidade do município.

O link que dá acesso à pesquisa estava disponível até o dia 24 de fevereiro e foi estendido para o dia 6 de março em: bit.ly/pmmu_taubate.

Na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, aconteceu na Escola do Trabalho do Jaboticabeiras uma oficina técnica participativa com a empresa de consultoria que auxilia a Secretaria de Mobilidade Urbana na elaboração do plano. A atividade contou com participação exclusiva de representantes das secretarias e de conselhos municipais. Posteriormente, serão realizadas audiências públicas para exposição das propostas e participação de toda a população.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Taubaté é de 2015 e está em fase de revisão, tendo em vista o último Plano Diretor Físico Municipal que foi aprovado em julho de 2017 e é de extrema importância para qualificação e orientação do sistema de mobilidade municipal nos próximos 10 anos.

Ele atende a determinação contida na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que é uma lei federal instituída em 2012 que estabelece a obrigatoriedade de elaboração de planos de mobilidade em municípios com mais de 20 mil habitantes; além de estabelecer prioridades para meios de transporte não motorizados e coletivos.

Mobilidade Urbana é o termo que se usa para definir o conjunto de deslocamentos de pessoas e bens que acontecem nas cidades, isto é, no espaço onde se dão as atividades sociais e econômicas das pessoas, e onde estas interagem com o meio ambiente.

Normalmente estes deslocamentos são feitos nas vias a pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus e visam a realização de uma atividade tal como trabalho e estudo.