fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Operação Praia Limpa resgata tartaruga e retira 170 kg de lixo do mar em Ilhabela

A equipe encontrou no mar materiais como vasos sanitários, pneu, ventilador, lâmpada, cabos e fios, materiais de pesca, plástico, garrafas de vidro, garrafa térmica, latas, ferro, isopor, tampinhas de plástico e ferro, madeira e lixos orgânicos.  (Foto: Divulgação / OPL)

A Operação Praia Limpa segue pelo mar de Ilhabela realizando ações para a conscientização e retirada de lixo do oceano. No último final de semana, sábado (16) e domingo (17), foram efetuadas blitz marítima, com abordagem de embarcações para distribuir folders educacionais e sacolas retornáveis ecológicas, além de mergulho para retirada de resíduos submarinos e limpeza de costeiras e píers.

A equipe encontrou no mar materiais como vasos sanitários, pneu, ventilador, lâmpada, cabos e fios, materiais de pesca, plástico, garrafas de vidro, garrafa térmica, latas, ferro, isopor, tampinhas de plástico e ferro, madeira e lixos orgânicos. Ao todo foram retirados 170kg de lixo do mar.

“O Projeto Operação Praia Limpa está em ação para retirar o máximo de lixo possível do mar, porém cada indivíduo deve fazer a sua parte. Levando em conta que a maioria do lixo encontrado no mar é lixo doméstico. Nesse período de chuva constante que estamos enfrentando no Litoral Norte de SP, todo lixo que está nas ruas é levado pela força da água para córregos e vão parar no mar, por isso pequenas ações podem colaborar com o nosso ambiente e ajudar na preservação dos animais”, ressalta a Bióloga Marinha, Roberta Gomes.

Enquanto uma parte da equipe realizava a coleta de resíduos no fundo do mar, outra parte fez um mutirão pela praia do Engenho D’Água e Sta. Tereza recolhendo o lixo da superfície e areia.

Na manhã de sábado equipe da Operação Praia Limpa, prestigiou o projeto do Instituto Supereco no píer da Figueira em São Sebastião.

Animais encontrados

Durante a ação do final de semana, a equipe da Operação Praia Limpa encontrou duas tartarugas, uma morta e outra bem debilitada.

Durante a ação do final de semana, a equipe da Operação Praia Limpa encontrou duas tartarugas, uma morta e outra bem debilitada. (Foto: Divulgação / OPL)

A tartaruga que estava morta era da espécie Dermochelys Coriácea, conhecida como tartaruga gigante. Ela é a maior espécie de tartaruga marinha, e utiliza a costa brasileira para alimentação e reprodução. Essa espécie vive em média de 200 a 300 anos.

“A tartaruga gigante esta criticamente ameaçada de extinção devido à intensa coleta de seus ovos e captura acidental, que acontece por conta de redes fantasmas, que são redes de pescas abandonadas ou perdidas no mar”, explica a bióloga.

Já a tartaruga verde, da espécie Chelonia Mydas, foi encontrada com vida, mas muito debilitada. Todos os bichos foram levados até a praia do Engenho D’Água, e o Instituto Argonautas foi chamado para fazer a remoção das espécies.

Na manhã de segunda-feira, 18, a equipe do Instituto Argonauta, informou que a tartaruga verde resgatada apresentava sinais de fraqueza, estava caquética e com infecção no sistema digestivo, e apesar de ter sido resgatada viva e levada para a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta, em São Sebastião, não resistiu e infelizmente veio a óbito.

Segundo o Instituto, tartarugas juvenis são comuns na região e diversas são as causas de ocorrência da mortalidade, tais como o impacto com embarcações de recreio e de pesca, interação com pesca (redes e anzóis) e a ingestão de lixo.

Durante a ação, equipe recolheu materiais como vasos sanitários, pneu, ventilador, plástico, madeira, entre outros. (Foto: Divulgação / OPL)

Todos os resíduos retirados pela Operação Praia Limpa são registrados, pesados e destinados ao Aterro Municipal de Ilhabela.

A Operação Praia Limpa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Meio Ambiente, e das empresas Concessionária Chevrolet Veibras, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KR Turismo.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/

Veja também




Botão Voltar ao topo