fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jovens de Ilhabela participam de jornada cultural em São Paulo

(Foto: Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e seu trabalho desenvolvido com os participantes do Programa Ação Jovem, levou integrantes do grupo, na semana passada, para uma jornada cultural, em São Paulo. Os locais visitados foram dois dos maiores e mais visitados museus da capital: o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Museu do Futebol.

O roteiro da atividade externa foi planejado coletivamente pela equipe do Programa Ação Jovem (Renata Brandolizi, Tatiana Cardoso, orientadoras sociais e Thatiê Adragna Favarello, pedagoga e técnica responsável pelo programa), juntamente com os jovens, visando fortalecer o protagonismo social e ampliar o espaço de atuação para além do território, contribuindo para a compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno.

O Museu da Imagem e do Som registra e preserva o passado e o presente das manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia, artes gráficas, e tudo que diz respeito à vida contemporânea brasileira. A megaexposição em cartaz foi “Quadrinhos”, uma arte sequencial que remonta a primeira forma de comunicação do ser humano, que desenhava nas paredes das cavernas para registrar e ajudá-lo a entender o mundo a sua volta. A exposição apresenta um amplo panorama dos personagens, criadores e expressões de quadrinhos do mundo todo a partir de uma perspectiva brasileira.

Já no Museu do Futebol, os jovens tiveram acesso a um acervo de referências e indicadores da memória do fenômeno social futebol, suas múltiplas facetas e seu significado na história brasileira dos séculos XX e XXI. Aproveitando a temática, também visitaram o estádio Pacaembu.

O Cras e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social consideram importantes as atividades externas para conhecimento de mundo e fortalecimento de vínculo. A ação promovida terá como desdobramento o início da Oficina de Expressão através da Arte, que possibilitará aos jovens desenvolver suas habilidades e potencialidades no território.

Botão Voltar ao topo