fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Instituto I.S. realiza Workshop Cidades Mais Inteligentes

No próximo dia 14 de fevereiro, quinta-feira, o Instituto I.S. realiza o 1º Workshop Cidades Mais Inteligentes. O objetivo do evento é apresentar à prefeitos, Gestores Públicos Municipais e Estaduais, Diretores da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – AGEMVALE, Diretores de Empresas, Universidades e Investidores uma experiência completa e imersiva sobre as novas tendências no desenvolvimento das chamadas Smart Cities pelo mundo, com foco na implementação de projetos urbanos nas cidades da região do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Litoral Norte e Região Serrana, e com foco específico para a implantação da 1ª SMART REGIONS do Brasil, denominada “SMART RMVALE – inteligentemente juntos”.

O Workshop terá a participação de Renato de Castro, natural do Rio de Janeiro e atualmente residente em Padova, Itália. Com um vasto currículo na área de desenvolvimento urbano, o consultor realizou, entre 2016 e 2018, mais de 40 palestras internacionais em 30 países, liderando discussões sobre tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento de cidades.

Atualmente, Renato ocupa a posição de Senior Advisor do projeto Artificial Intelligence For Good da agência de telecomunicações das Nações Unidas em Genebra.

Em 2016, ele assumiu a vice-presidência de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas a fim de promover convênios internacionais e atração de investimentos para projetos no Brasil. É sócio da consultoria SPIN Soluções Inteligentes, empresa especializada em modelagem de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil.

Também é embaixador global para cidades inteligentes do TM Forum, com sede em Londres, e membro do conselho executivo da ONG Leading Cities, localizada em Boston. Entre 2015 e 2017, atuou como conselheiro internacional da Organização Mundial de Governança Eletrônica de Cidades e Governos Locais, com sede em Seul, Coreia do Sul. Renato é doutorando em direito na Universidade Autônoma de Barcelona, com linha de pesquisa em gestão estratégica de dados abertos em cidades inteligentes. Também atua como colunista e vídeo blogger do renomado portal UOL tecnologia / Folha de São Paulo.

Após a palestra de Renato de Castro, acontece a apresentação do Case “DATA LAKE de Viena”, com Marcos Marconi, que atualmente é CEO da Startup We4City e VM9, além de ser responsável por projetos no âmbito do Smarter Together, uma das principais iniciativas na Europa para produção de soluções para problemas urbanos baseados em tecnologias de padrões abertos.

Na agenda de atividades ainda está a apresentação Institucional do Grupo Energy Telecom pelo CEO, Giovani Mariotto e a realização de uma atividade de realidade imersiva usando a tecnologia de realidade virtual (RV), em que os participantes poderão, por meio dos óculos de RV, ter a experiência real de passear por diversos projetos de cidades inteligentes.

Para finalizar, acontece a chamada “Call to Action” da Agenda Única de Desenvolvimento Regional para a Implantação da SMART RMVALE com Rodrigo França, CEO do Instituto I.S, e a Assinatura dos Protocolos de Intenção das autoridades em se integrarem ao projeto de Smart Cities.

Segundo Rodrigo França, diretor do Instituto “A RMVale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira tem todas as condições para se tornar a primeira SMART REGIONS do Brasil. Desde que ela foi criada em 2012, o Instituto I.S vem trabalhando seus princípios norteadores em seus projetos, ações e pesquisas, diversificando suas atividades e iniciativas, cumprindo, dessa forma, sua função estatutária e missão de permitir que pessoas, empresas e governo se desenvolvam muito além do fator econômico, abrangendo também os âmbitos educacional, cultural, social, ambiental, tecnológico e humano”.

O evento será realizado em parceria com o Grupo Energy Telecom. Tem como patrocinadores a Real Educação, Fapeti, Instituto Esperança IESP e Tralfer. Tem ainda como parceiros estratégicos a Coresec, Energy Academy, We4City e Unitau.

Sobre o Instituto I.S.: O Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana é um think thank em forma de associação de indivíduos especializados, devidamente constituída e cadastrada, que difunde conceitos inovadores, desenvolve projetos multidisciplinares, cria ecossistemas de negócios compartilhados, proporcionando pesquisas e discussões sobre assuntos econômicos, ambientais, turísticos, estratégicos, tecnológicos e culturais, englobando também diversos outros temas. Desde 2015, atua em prol da construção de uma agenda de trabalho única e inteligente entre os três setores para fazer da RMVale a primeira Smart Regions do Brasil.

Botão Voltar ao topo