Gestão eficiente e voluntariado marcam nova fase da Santa Casa de Jacareí

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Fachada Santa Casa de Jacareí. (Foto: Divulgação/Guilherme Mendicelli)

A Santa Casa de Jacareí tem passado por grandes transformações nos últimos dois anos. Mesmo com as históricas dificuldades financeiras, a gestão tem se reinventado e possibilitado uma série de mudanças administrativas que resultam diretamente em mais qualidade no atendimento e conforto ao paciente.

Nesse processo, o voluntariado e uma gestão austera e otimizada trouxeram, entre outros benefícios, uma redução do déficit mensal de R$ 600 mil, em 2017, para R$ 250 mil, atualmente.

Voluntariado – Nos últimos dois anos, uma enorme onda de solidariedade foi iniciada e tem feito a diferença no dia a dia foi hospital. Nesse período, foi contabilizado um montante de, aproximadamente, R$ 825.744,00 em doações. Esse valor representa um grande aumento comparado aos R$ 39 mil recebidos em 2015 e 2016.

“A maioria desse valor não foi recebida em dinheiro, mas em produtos que beneficiam diretamente a população que utiliza o hospital. É a forma que encontramos de dar uma resposta rápida e melhorar a qualidade do atendimento. Assim, vamos nos reinventando”, explica a superintendente da Santa Casa, Elisete Sgorlon.

Com os recursos doados pelo espaço voluntário Dona Santinha, por exemplo, foram possíveis comprar divãs para os acompanhantes de todos os leitos, além de jarras de água, utensílios para alimentação e outros produtos. Hospitais particulares e outras empresas também possibilitaram a chegada de diversos equipamentos e renovação de mobílias hospitalares.

Gestão – Além das doações, foi necessária uma série de medidas de austeridade para enxugar os gastos administrativos do hospital e colocar as finanças em dia.
Revisão de contratos, fim de serviços terceirizados e maior controle dos gastos possibilitaram a economia de mais de R$ 3,5 milhões em despesas operacionais.

Entre os maiores cortes, está o fim de contratos terceirizados na gestão da farmácia e insumos hospitalares; diagnóstico por imagem; além da lavanderia e aluguel do enxoval, gerando a economia, entre os itens citados, de mais de R$ 2 milhões por ano.
Contratos de manutenção, telefonia, serviços laboratoriais também entram no montante, com economia de quase R$ 500 mil por ano.

Santa Casa inaugura Centro de Diagnóstico

Uma das grandes marcas de transformação da Santa Casa, será a inauguração do novo Centro de Diagnóstico, marcada para o próximo dia 22 de fevereiro (sexta-feira), dia que se comemora o aniversário de 169 anos da fundação do hospital.

Antes dividindo espaços com o ambulatório, o novo Centro de Diagnóstico será no local onde funcionava o antigo Pronto Atendimento. A reforma contou exclusivamente com doações de materiais e equipamentos para o novo local. A mão de obra foi própria da Santa Casa.

O espaço realizará exames pelo SUS e particular, como Ultrassonografia, Radiologia Clínica, Mamografia, Tomografia, Endoscopia e Colonoscopia. A entrada do hospital para visitantes será pelo local, que oferecerá mais organização e conforto para a população.

Aniversário – A comemoração de 169 anos da fundação da Santa Casa acontece na próxima sexta-feira (22). Haverá a celebração de uma missa na capela do hospital, aberta à comunidade, às 15h.

Após isso, será realizada a inauguração do espaço do novo Centro de Diagnósticos. Por fim, a Câmara Municipal de Jacareí realizará uma sessão solene de comemoração à data festiva, com início às 19h, na própria sede do legislativo.