fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escolas municipais de Taubaté promovem atividades de Carnaval

(Foto: Divulgação/PMT)

As festividades do Integral Folia acontecem este ano nas escolas municipais de ensino fundamental de Taubaté no dia 1º de março a partir das 16h.

A mudança busca a integração entre escola e comunidade e dá oportunidade para a família participar juntamente com seus filhos.

Com isto, os familiares podem conhecer os costumes e tradições que envolvem a festa, estimulando olhar educativo para cultura brasileira no âmbito do local em que vivem.

O projeto está sendo desenvolvido junto com os oficineiros do Integral desde o mês de janeiro. O enredo deste ano é “Taubaté de todos os tempos: da pré-história aos dias atuais”, passando pelos segmentos: a origem da vida; a Taubaté dos índios; a Taubaté dos Negros; Taubaté da Indústria, do comércio e da Comunicação; Taubaté dos Imigrantes; Taubaté das Personalidades e dos Esportes e a Taubaté de Todos Nós.

Cada oficina está responsável por uma parte do projeto, com música (com unidades que possuem instrumentos para bateria de samba ou reprodução de samba enredo por meio eletrônico); dança (coreografia para as alas); teatro (encenação da comissão de frente e criação de maquiagens dos integrantes do bloco); artes (criação de fantasias e adereços); estudos (contexto histórico do tema do enredo); línguas (mestre-sala e porta-bandeira – confecção de fantasia e adereços com auxílio de oficineiro de artes e criação da coreografia com auxílio do oficineiro de dança) e lutas (ala das baianas – confecção de fantasia com auxílio do oficineiro de artes e criação de coreografia com oficineiro de dança).

Somente no ensino integral de Taubaté são 10.500 alunos, mas as atividades estão abertas para todos os alunos da rede.

Botão Voltar ao topo