fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Desportistas são homenageados pela Câmara de Taubaté

Vereadores e homenageados. (Foto: Lincoln Santiago)

Solenidade realizada na Câmara de Taubaté no dia 20 reconheceu atletas amadores e profissionais de destaque, com a entrega do diploma em reconhecimento ao dia do esportista, do handebol taubateano e do atleta amador.

A cerimônia foi conduzida pela vereadora Vivi da Rádio (PSC), e a saudação oficial foi apresentada por Neneca Luiz Henrique (PDT) e Jessé Silva (SD). Participaram do evento Gorete (DEM) e Loreny (PPS).

Treinador do Taubaté Futsal, Nelson Leandro Reis foi o primeiro a receber a homenagem. Como atleta, o taubateano conquistou dez vezes o título de campeão dos Jogos Regionais, além de Jogos Abertos do Interior, Brasileiro, Metropolitano, Estadual Paulista, Troféu Cidade de São Paulo, entre outros; como treinador, foi bicampeão das copas Paulista e Intermed e tricampeão da Copa Pré-Intermed.

Secretário executivo do Fundo de Assistência do Desporto Amador de Taubaté desde 2006, fundador do Panathlon Club de Taubaté e vice-presidente da Liga Taubateana de Futebol de Salão, Benedito Vitor Morgado recebeu o diploma em reconhecimento aos 25 anos de atuação. Trabalhou na Secretaria de Esportes, participou da fundação do Esporte Clube Vigor e foi técnico de várias equipes.

Rafael Mateus da Silva nasceu com paralisia cerebral, mas encontrou no lançamento de club, um instrumento de madeira, a modalidade adequada à deficiência que possui. No esporte conquistou tanto a melhoria de condicionamento físico quanto oito recordes sucessivos no Campeonato das Américas e no Circuito Caixa Loterias. Participou dos Jogos Parapan-Americanos em Lima e busca índice para disputar o Mundial em Dubai.

José Mauro dos Santos, quarto homenageado na cerimônia, disputou inúmeras provas no atletismo, tanto em pista quanto em corridas de rua, e ficou conhecido como Maurinho Corredor. Considera impossível numerar a quantidade de provas das quais participou, mas contabiliza inúmeras medalhas. Auxiliar de serviços gerais na Delegacia Seccional de Taubaté, ele carrega sempre o brasão e as cores da Polícia Civil de São Paulo.

Raul Cabral Junior, o Raulzinho, é nascido em 1969 e conquistou vários títulos pelos clubes em que jogou. Foi vice-campeão Paulista pelo São José dos Campos, representou Taubaté nos Jogos Regionais e se destacou em times de tradição na cidade, como Vila São Geraldo, Vila São José e Volkswagen.

Paulo César dos Santos entrou para as categorias de base do Esporte Clube Taubaté em 1984 e atingiu o profissional em 1992, onde permaneceu durante os quatro anos seguintes. Jogou nas equipes de Caraguatatuba, Aparecida, Taquaritinga e Rio Claro. Defendeu a equipe amadora de Taubaté por seis vezes consecutivas e é bicampeão do campeonato “Veteranos de 40 anos” pela equipe do Belém.

Saulo Hilário Fernandes Teixeira fundou, com os amigos, dois times: Clube do Sereno e Clube do Chuvisco – este deixou de existir, mas o primeiro permanece sob a direção de Saulo. Dirigiu a área de esportes da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, foi tesoureiro e diretor de esportes do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito e participou de campeonatos amadores da região.

Sebastião Zeferino de Sá, o Tião do Mercado, formou em 1970 um time chamado S.E. Mercado. Em 1997 foi convidado para ser técnico “Veterano 40 anos” do Novo América e, em 2000, começou a trabalhar como representante dos campeonatos da Liga de Futebol. No decorrer de 18 anos na Liga recebeu duas condecorações “Crônica esportiva” e duas “Diretor de clube”.

Washington Henrique da Costa, conhecido como Chitão, começou a jogar futebol de salão aos dez anos no Cecap e permaneceu até os 16 anos, quando passou a disputar o juvenil no campo do Quiririm. Mais tarde foi jogar no Atlético Cecap e recebeu o convite para disputar a 2ª divisão. Assim, participou da conquista do título do campeonato amador. Em 2018, ao tentar separar uma briga, foi alvejado com três tiros na perna, o que levou à amputação do membro. Hoje, aos 24 anos, sonha com novos desafios.

A homenagem ao dia do handebol foi entregue ao atleta Thiago Roberto Torres Gonçalves dos Santos. Ele iniciou na modalidade aos 15 anos, defendeu as equipes de Guarulhos, São José dos Campos e São Caetano do Sul. Representa a equipe taubateana desde 2010 – com exceção de 2014 – e no tempo em que reside na cidade se tornou voluntário em um projeto de iniciação esportiva na Vila São Geraldo. Representou a seleção brasileira de handebol no Mundial de 2013, nos Jogos Sul-Americanos e Pan-Americanos, e participou do Ciclo Olímpico de 2016.

Botão Voltar ao topo