CIEE Saber Virtual disponibiliza curso online de Libras gratuito

Por: Share:

Seguindo o propósito de oferecer conteúdos em diversas áreas do conhecimento, o CIEE Saber Virtual está com inscrições abertas para um curso online gratuito de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A autoria do curso é do Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa.

Ministrado em um ambiente virtual de aprendizagem, o curso permite que os alunos entendam conceitos básicos e também o contexto histórico da surdez no Brasil e no mundo. A carga horária é de 40 horas e contempla questões sobre o oralismo, comunicação total e sintaxe. Por fim, são apresentados temas envolvendo políticas públicas relacionadas à língua de sinais.

“Por meio desta parceria com a USP, podemos oferecer ao nosso público o curso de Libras, que oferece a oportunidade das pessoas se comunicarem com o mundo, respeitando as diferenças. Nosso intuito é sempre promover condições que estimulem a busca pelo conhecimento, propiciando o desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Rosa Simone, supervisora de Conteúdo do CIEE.

Com origem que remete ao Segundo Reinado, a língua de sinais teve no imperador Dom Pedro II um grande incentivador. Na busca por legitimidade com o passar dos anos, ganhou respaldo legal ao receber reconhecimento em 2002 como língua oficial do Brasil.

Para acessar o curso, totalmente gratuito, acesse: https://portal.ciee.org.br/estudantes/saber-virtual/

CIEE 55 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem.

Atualmente, administra o estágio de mais de 200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.