Ciclismo de Pindamonhangaba é apresentado e Flávio Santos vence o GP Funvic

Share:
Team Cycling Funvic Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O domingo, dia 10 de fevereiro, foi especial para o Team Cycling Funvic Pindamonhangaba. Com uma grande festa montada no Parque da Cidade, a equipe que irá representar Pindamonhangaba nas principais competições do Brasil ao longo da temporada 2019, foi apresentada oficialmente, contando com as presenças do prefeito da cidade, Dr. Isael Domingues, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues, do vice-presidente da Funvic, Juliano Palhares, do secretario de Esportes de Pindamonhangaba, Antônio Carlos Macedo Giudice, do vereador Ronaldo Pipas, representantes da Gelog, dentre outros convidados e membros da comunidade, que comparecem para prestigiar o retorno da equipe e também para participar das atividades, como passeio ciclístico, promovido pelo Fundo Social.

A festa preparada no Parque da Cidade contou com diversas atividades. O dia começo com a largada da etapa de abertura da Maratona Mountain Bike Ultra MTB. Na sequência, aconteceram as largadas das categorias Menores e MTB do GP Funvic de Ciclismo, que marcou a abertura do Valeparaibano.

Momento da apresentação da equipe. Team Cycling Funvic Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Por volta das 11 horas, houve a apresentação oficial da equipe em um palco montado em frente à entrada do Parque da Cidade. Com a presença dos ciclistas, comissão técnica e autoridades, o diretor da equipe, Benedito Tadeu Azevedo Júnior, agradeceu o empenho de todos. “Queria agradecer a prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Esportes e a Funvic – nossa principal patrocinadora. Tudo isso foi responsável para que a gente voltasse para casa. Para quem não sabe, nós iniciamos a equipe em 2007 e ficamos até o início de 2013 e ficamos alguns anos fora e agora retornamos com muito orgulho. Agradeço a presença de todos e desejo uma ótima festa”, destacou Kid.

O Team Cycling Funvic Pindamonhangaba 2019 está composto por uma equipe de alto rendimento, com ciclistas de renome e outras jovens promessas do esporte e, ainda, por uma equipe amadora, com ciclistas da cidade que vinham representando Pindamonhangaba em competições regionais e Jogos [Regionais e Abertos] em anos anteriores.

Prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, fala sobre o retorno da equipe. Team Cycling Funvic Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Falando em nome da Funvic, Juliano Palhares enfatizou que a Fundação faz parte da história da equipe desde o seu início e que o momento é de alegria pelo seu retorno. “É um orgulho para a Funvic fazer parte do esporte de nossa cidade. Como o Kid disse, a equipe nasceu em 2007 e a Funvic tem o prazer de ter participado desde o início com eles. Tivemos em Pinda, saímos, mas graças a Deus, estamos de volta. É uma equipe campeã e ela merece estar aqui em Pindamonhangaba. Com o auxilio do prefeito, Câmara Municipal e secretaria de Esportes, nós conseguimos trazer a equipe de volta para Pindamonhangaba, para abrilhantar e levar o nome da cidade para o Brasil e para o exterior. Parabéns, que Deus abençoe a todos e que seja um ano de muitas vitórias”, destacou o representante da Fundação Universitária Vida Cristã.

Passeio ciclístico no Parque da Cidade. (Foto: Divulgação)

O prefeito Isael Domingues também destacou o retorno da equipe para Pindamonhangaba. “A equipe nasceu aqui, na verdade estamos trazendo de volta aquilo que é nosso”, enfatizou o prefeito Isael Domingues, comentando que quem comanda a equipe é de Pindamonhangaba [Benedito Tadeu – Kid] e há ainda muitos ciclistas da própria cidade envolvidos no projeto. Isael também falou sobre a Escolinha de Ciclismo, destacando que a equipe principal será o espelho para os alunos do projeto que será coordenada pelo Team Cycling Funvic e Secretaria de Esportes em algumas regiões da cidade.

Logo após a apresentação da equipe, houve o início do passeio ciclístico e, na sequência, a largada principal do GP Funvic de Ciclismo, com um pelotão composto por ciclistas da Elite, Sênior A e B.

A prova foi realizada em um circuito de 8,5 km, com largada em frente ao Parque, percorrendo trecho do Anel Viário, até chegar na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, passando pela rotatória do “João do Pulo”. Durante toda a prova, a equipe de Pindamonhangaba foi protagonista, assumindo a ponta e participando das principais fugas do dia.

Pelotão passando pela rotatória do “João do Pulo”. Team Cycling Funvic Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Embora com muitas fugas e tentativas ao longo das 10 voltas, nenhuma vingou e o título desta 1ª etapa do Valeparaibano de Ciclismo foi decidido no sprint. André Gohr embalou Flávio Santos, que ainda longe da meta, abriu um sprint muito forte e, mesmo sendo perseguido por Márcio Bigai (Taubaté) e Salomão Ferreira (SRT ProCycling), não deu chance para os adversários e venceu a prova com o tempo de 1h55.

Feliz, comemorou a vitória e o retorno à Pindamonhangaba. “Foi um dia especial, com apresentação da equipe na cidade onde tudo começou para a equipe e estar retornando para cá e ainda conquistar uma vitória, é muito especial. Obrigado a todos os envolvidos nesse nosso retorno e obrigado aos meus companheiros de equipe que me ajudaram e muito nessa vitória”, destacou o campeão do GP Funvic de Ciclismo.

Flávio Santos vence a prova em Pindamonhangaba. https://we.tl/t-CVtxmndUQ6

A equipe ainda teve Euler Magno em quinto lugar no pódio da geral. Na Elite feminino, a equipe conquistou quatro lugares no pódio.

Larissa Castelari e Luciene Silva, protagonizaram uma fuga vitoriosa. No final, vitória para Castelari, com Luciene em segundo. Tatielle Valadares foi a terceira e Camila Tavares fechou o pódio na quinta posição.

Além dos resultados na Elite – masculino e feminino – a equipe de Pindamonhangaba também conquistou pódios em outras categorias.

Pódio masculino Elite. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Na Fraldinha, Vinícius Caroli, foi o campeão, enquanto que João Antônio Salgado foi o terceiro colocado no Infantil. Fechando a participação de Pindamonhangaba na prova, no MTB feminino, vitória para Vanessa Coelho, com Amanda Caroli em segundo e Adriana Souza em quarto lugar.Após a apresentação e bons resultados em casa, a equipe de alto rendimento continua treinando de olho nos próximos compromissos da temporada.

Pódio feminino. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Veja também