fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

CCR NovaDutra apoia filme sobre resgate histórico e cultural em Jacareí

Apoiadas pela CCR NovaDutra, as empresas Jequitibá Cultural e Vento de Maio lançam nesta quinta-feira (21) o filme Santa Helena – tecendo memórias. A primeira exibição do filme que tem por objetivo registrar a técnica de produção dos tradicionais tapetes da Manufactura Santa Helena, acontecerá no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), no centro de Jacareí.

Na produção uma história que passa pela 1ª Guerra Mundial, Revolução Russa e Palácios Governamentais. A Manufactura de Tapetes Santa Helena foi a primeira indústria de tapetes artesanais no Brasil e mudou-se de São Paulo para Jacareí, no Vale do Paraíba, em 1951. Seu principal produto eram tapetes feitos com nós, ao estilo persa, e que conquistaram a elite brasileira, estiveram na fundação de Brasília e alguns lugares no exterior.

Em 1990, o prédio que abrigou a Manufactura em Jacareí foi tombado. Porém, naquela época, não havia o registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial. Assim, após o fechamento do Santa Helena em 1991, o conhecimento técnico da confecção dos tapetes nodados ficou guardado apenas na memória das mulheres que lá trabalharam como tecedeiras.

Com o propósito de resgatar esse saber, o projeto fez uma pesquisa que reuniu materiais que contam a história do Santa Helena e pessoas que mostram como se fazem os tapetes nodados da antiga Manufactura.

Serviço

Lançamento do filme Santa Helena – tecendo memórias

Duração: 30 min.

Dia 21/02, às 19 horas

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV)

Entrada gratuita

Botão Voltar ao topo