fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Campanha Volta às Aulas orienta pais e alunos nas portas das escolas em São José

Campanha é realizada semestralmente, com ações que envolvem toda a comunidade escolar no compromisso com a mobilidade segura. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Na volta às aulas da garotada, pais e alunos estão sendo abordados nas portas das escolas pela equipe de educadores de trânsito da Prefeitura de São José. O objetivo é garantir o deslocamento seguro e evitar acidentes de trânsito. As abordagens acontecem nos horários de entrada e saída dos alunos.

Neste ano, a ação ganhou reforço de um grupo de atores que reforça, junto aos pais, a importância de ensinar aos filhos comportamentos seguros no trânsito, especialmente por seus próprios bons exemplos.

O grupo de atores representa a figura do professor, aquele que ensina e que transforma a vida das crianças e jovens com informações e lições. Na porta das escolas, os atores conversam com os alunos, dão dicas de segurança e lembram os pais de suas responsabilidades, ressaltando que eles são os primeiros e principais professores na vida de seus filhos e que, por isso, dar bons exemplos é fundamental para que a lição seja aprendida.

Pais e alunos também recebem material educativo para levar para casa com uma lista de regras para que o pedestre adote comportamentos seguros ao transitar pela cidade. De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e todos juntos pela segurança do pedestre.

A Campanha de Volta às Aulas é realizada semestralmente, com ações no início do ano e no retorno do recesso escolar em agosto, tendo em vista envolver toda a comunidade escolar no compromisso com a mobilidade segura.

Botão Voltar ao topo