fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bloco Pirô Piraquara abre o Carnaval joseense na noite desta quinta-feira

Bloco Pirô Piraquara com o músico Kardec Gonzaga (acordeon) e a Banda de Santana no ano passado. (Foto: Divulgação/FCCR – Foto: Divulgação)

O Carnaval joseense será aberto oficialmente, nesta quinta-feira (28), com a saída do bloco Pirô Piraquara, organizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A concentração dos foliões acontece na Praça Afonso Pena, a partir das 17h30, de onde o bloco sairá em cortejo, ao som de marchinhas carnavalescas comandadas pelos músicos Nilton Blau e Kardec Gonzaga e a Banda de Santana.

O cortejo seguirá pela avenida Madre Tereza, rua Coronel Madeira, av. João Guilhermino, av. Nelson D’Ávila, terminando na praça Afonso Pena. No dia 2 de março o Pirô Piraquara volta a sair, desta vez da Travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal.

Também participarão da festa 22 bonecões da Fundação Cultural (todos restaurados), os Pereirões do Piracema, os blocos Galinha D’Angola, da Urbam, da Assem, da Confraria do Samba, da Chiquinha (Gonzaga), da OAB, do Grupo Icamiabas de Maracatu, alunos das oficinas de Carnaval e a tradicional ala das baianas.

A novidade na festa deste ano é a homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga, falecida há 84 anos, exatamente no dia 28 de fevereiro. Integrantes do bloco da Chiquinha, criado especialmente para o Carnaval deste ano, vão executar marchinhas de sua autoria e também da sua época. A compositora faleceu numa quinta-feira de 1935 e não viu a marchinha de sua autoria, Ô Abre Alas, ser cantada no Carnaval daquele ano.

A programação de Carnaval prossegue no mês de março em duas casas de cultura da Fundação Cultural (Tim Lopes e Chico Triste), nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier e no Ponto de Cultura Jardim Coqueiro.

Programação

Saídas do Pirô Piraquara
– Dia 28/2, às 17h30: Saída da Praça Afonso Pena (região central)
– Dia 2/3, às 9h: Saída da Travessa Chico Luiz (região central)

Casa de Cultura Tim Lopes
– Dia 2/3, das 14h às 18h: Matinê, com Kardec Gonzaga e Banda

Casa de Cultura Chico Triste
– Dia 1º/3, às 20h – Samba no Chico

Distrito de Eugênio de Melo (Antiga Estação Ferroviária)
– Dia 2, 3 e 4/3, das 18h às 21h30: Baile de Carnaval

– Dias 4 e 5/3, das 14h às 18h: Matinês de Carnaval, com animação do grupo de música infantil Passarinheiros, com o show Folia Passarinheira

Distrito de São Francisco Xavier (Praça Cônego Manzi)
– De 2 a 5/3, das 14h às 18h: Matinês com som mecânico e oficinas de adereços e brincadeiras de Carnaval

– Dia 2/3, das 16h às 19h30: Bloco Malazartes (saída da praça e cortejo até a rua XV de Novembro)

– Dia 3/3, das 18h às 20h: Baile de Carnaval, com Orquestra Possível (praça)

– Dia 4/3, das 16h às 19h30: Bloco Vai Vomita e Vorta, mas cortejo de Bonecões do Pirô Piraquara

Espaços Parceiros
– Dias 1º, 2, 3, 4 e 5/3, das 14h às 17h: Oficinas de máscaras e adereços de Carnaval, no Ponto de Cultura Jardim Coqueiro

Veja também




Botão Voltar ao topo