Alunos da rede municipal participam do Programa “Caraguá Mais Saudável”

Share:
(Foto: Divulgação/PMC)

O programa “Caraguá Mais Saudável”, desenvolvido pela equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, iniciado no ano passado, já percorreu 19 unidades escolares da rede municipal de ensino.

O programa tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados.

Esta semana as palestras foram retomadas nas escolas: segunda-feira (18), na EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca) e terça-feira (19), na EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas). Na sexta (22), o encontro será na EMEF Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim).

Nas palestras ministradas pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira e Karina Tavares Magalhães, e o servidor público José Maria Pereira da Silva, os alunos aprendem sobre os grupos alimentares, características e funções – carboidratos (energéticos), proteínas (construtores), vitaminas e minerais (reguladores); diferenças entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados e como montar um prato saudável.

Com o auxílio de material confeccionado em feltro e espuma, que reproduz vários alimentos como carnes, peixe, macarrão, frutas, arroz, feijão, sorvete, chocolate, suco de caixinha, refrigerante, a equipe da Alimentação Escolar conversa com os alunos sobre os componentes encontrados em cada um, principalmente nos ultraprocessados.

“Revelamos as quantidades reais de açúcar, sal e gordura, presentes num pacote de bolacha recheada, caixinha de suco, lata de refrigerante, achocolatados, enlatados, entre outros produtos. Nossa intenção é mostrar os perigos e danos à saúde, como a obesidade e o diabetes, causados pelo excesso de consumo desses alimentos. Principalmente conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação adequada para ter saúde”, explicou a nutricionista Fernanda Nunes Pereira, coordenadora do Programa.

Depois da demonstração, os alunos são desafiados a montar um prato saudável e equilibrado e submetido a aprovação das nutricionistas.

O programa será concluído em mais oito EMEI/EMEF da rede municipal e, em seguida, o “Caraguá Mais Saudável” será aplicado também nos Centros de Educação Infantil (CEIs).