fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Varejo da região abre 1.586 vagas celetistas em novembro

O comércio varejista da RM Vale abriu 1.586 postos de trabalho em novembro, resultado de 5.060 admissões contra 3.474 desligamentos. Nos últimos 12 meses, 228 vagas foram abertas. No entanto, nos 11 meses de 2018, 359 vínculos celetistas foram encerrados. Assim, o varejo regional fechou o mês com estoque ativo de 101.429 empregos formais, leve alta de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

As informações recebidas pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista) são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), da FecomercioSP, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, três registraram variação negativa no estoque de trabalhadores em comparação a novembro de 2017, com destaque para lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,5). Por outro lado, os segmentos de lojas de móveis e decoração (6,4%); e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (3,8%) apontaram as maiores altas na mesma base de comparação.

Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, o desempenho do mês de novembro é positivo em decorrência do aumento do quadro funcional para o Natal, principal data do setor. “A maioria da lojas reforça o quadro para o final do ano. Já contratam em novembro para preparar a equipe para atender bem os clientes”, explica Dan.

Desempenho estadual

Em novembro, o comércio varejista no Estado de São Paulo abriu novos postos de trabalho pelo quarto mês consecutivo. No período, foram criados 23.453 empregos formais, resultado de 88.233 admissões contra 64.780 desligamentos.

Foi o segundo melhor saldo para novembro desde 2012. Com esse desempenho, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 2.097.783 vínculos empregatícios, leve alta de 0,5% em relação a novembro do ano passado. No acumulado de 12 meses, o saldo também foi positivo (9.499 vagas).

Botão Voltar ao topo