fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São São José: reforma geral no abrigo Viva Masculino oferece até oficinas de qualificação

Fachada do Abrigo Viva Masculino, totalmente reformado e readequado para o atendimento aos moradores em situação de rua. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, concluiu a reforma e adequações no Abrigo VIVA Masculino, realizadas nos últimos meses. Com isso, os moradores em situação de rua, que buscam por novas oportunidades, terão um espaço mais apropriado. As melhorias poderão ser conferidas a partir desta terça-feira (15).

Foram trocadas camas e colchões; abertas novas portas de segurança, em caso de emergência; o refeitório foi ampliado; mais um banheiro foi construído; os chuveiros agora são com aquecimento à gás; novos armários individuais foram colocados para que todos possam guardar seus pertences pessoais; além de canis e gatis que foram construídos para que os animais possam ficar perto de seus donos.

O abrigo também ganhou um novo espaço para oficinas de qualificação profissional nas áreas de barbearia, informática e horta vertical, para que todos tenham a possibilidade de gerar renda. Essas oficinas têm como objetivo um novo olhar sobre a própria vida para a reinserção social, um trabalho realizado juntamente com a ampliação da equipe de assistente social que, em trabalho individualizado com os abrigados, irá ajudá-los a superar as dificuldades, como por exemplo, a reinserção no âmbito familiar e na autonomia da própria vida.

Como o abrigo tem o caráter transitório, o objetivo da Administração é fazer com que os moradores em situação de rua aproveitem aproveitem a oportunidade para se reorganizar e seguir o caminho de forma independente.

É importante ressaltar que esse trabalho de reinserção já vem sendo realizado pelas equipes dentro do abrigo. Como resultado desta iniciativa está a oportunidade que 10 abrigados estão tendo em participar como bolsistas do programa Pró-Trabalho.

Botão Voltar ao topo