fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José recebe representantes da ONU para apresentação de projeto de desenvolvimento sustentável

São José dos Campos é um dos 110 municípios em 14 estados brasileiros onde há empreendimentos da Petrobras. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Petrobrás, que apresentaram o projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — também conhecido como Objetivos Globais.

De acordo com o projeto, as metas foram estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015 e visam estimular, até 2030, ações globais, nacionais e locais pelo fim da pobreza, pela proteção do planeta e pela paz e prosperidade. Estes objetivos são integrados e mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi construída a partir do sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e abrange 169 metas a serem alcançadas até 2030.

O trabalho envolverá o diagnóstico socioeconômico e ambiental de cada município, com levantamento e análise de um conjunto de indicadores atualizados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M e outros alinhados aos ODS, um curso à distância para a capacitação de servidores públicos, cidadãos e empreendedores, bem como o assessoramento técnico para a identificação de potencialidades, planejamento orçamentário, formulação e avaliação de políticas públicas à luz dos ODS.

São José dos Campos é um dos 110 municípios em 14 Estados das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil onde há empreendimentos da Petrobras, motivo pelo qual o projeto foi apresentado.

PNUD

O PNUD, agência líder da ONU para o desenvolvimento, fornece suporte para governos para integrar os ODS em seus planos e políticas nacionais de desenvolvimento, tendo atuação em aproximadamente 170 países e territórios e com um amplo histórico de trabalho voltado para aceleração do progresso já alcançado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Botão Voltar ao topo