fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: inscrições para oficinas do Ateliê de Artes Visuais começam em fevereiro

George Gütlich, filho do pintor holandês Johann Gütlich, homenageado pela Fundação Cultural, fala durante abertura do ateliê. (Foto: Divulgação/FCCR/PMSJC)

As inscrições para as oficinas do Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, estarão abertas a partir do dia 25 de fevereiro, pelo site da instituição. As aulas devem começar em março. O novo espaço foi aberto na última terça-feira (22), com a presença de várias pessoas ligadas à área cultural do município e funcionará em galpão próximo à sede da Fundação Cultural.

Anteriormente chamado de Ateliê de Artes Plásticas, o novo espaço foi rebatizado em homenagem ao pintor holandês Johann Gütlich, responsável pela organização da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba. “Essa escola seguia os moldes europeus e foi uma faculdade ligada à Fundação Valeparaibana de Ensino. Meu pai realmente deixou marcas em São José”, disse George Gütlich, filho de Johann.

O novo ateliê oferecerá oficinas de aquarela, cerâmica em baixa temperatura, desenho, encadernação, escultura, gravura em metal, pin hole, pintura, tecelagem e xilogravura. Cada oficina terá dez alunos e quem não conseguir vaga poderá participar de grupos de estudos que desenvolverão conteúdos em quatro áreas: processos criativos, artes bidimensionais, artes tridimensionais e artes visuais.

“Parabenizo a forma como o ateliê foi montado, proporcionando uma rede integrada com diversas atividades que a Fundação Cultural já realiza”, ressaltou George Gütlich.

Para a jornalista e gestora cultural, Pércila Márcia, a abertura deste novo espaço recupera a vocação do antigo ateliê, que já foi referência na cidade. “A homenagem a Johann Gutlich mostra a preocupação com a memória e, ao mesmo, tempo com a formação técnica de novos artistas”, concluiu.

História

O antigo Ateliê de Artes Plásticas foi montado pela Fundação Cultural em 1995, possibilitando uma oferta maior de oficinas culturais. Em cinco anos de atividades, o ateliê passou a ser uma referência na região, com seus alunos conquistando prêmios nacionais e internacionais. Já passaram pelo espaço artistas como Francisco Maringelli (desenho e pintura), Afrânio Peixoto (afresco), Ivo Bae Müller (escultura), Mayy Kossler (cerâmica), dentre outros.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341

Botão Voltar ao topo