fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

são José: Fundação Cultural abre Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich

Novo ateliê vai funcionar próximo à sede da Fundação Cultural, no Parque da Cidade . (Foto: Divulgação/FCCR/PMSJC)

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre, nesta terça-feira (22), às 19h30, o Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich, que funcionará em um galpão próximo à sede da instituição, no Parque da Cidade.

Na oportunidade, a Fundação Cultural apresentará, em seu auditório, a proposta pedagógica das oficinas que serão oferecidas a partir de março. As inscrições serão abertas em breve pelo site da Fundação Cultural.

O nome dado ao novo espaço, anteriormente conhecido como Ateliê de Artes Plásticas, homenageia o pintor holandês Johann Gütlich, responsável pela organização da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, em 1962. O encontro contará com as presenças de artistas plásticos e visuais da cidade, orientadores artísticos e conselheiros da Fundação Cultural, diretores de entidades culturais e o filho do homenageado, Jorge Gütlich.

O ateliê funcionará de forma aberta, podendo ser utilizado para estudos e atividades práticas. As oficinas serão de várias modalidades – pintura, desenho, encadernação, tecelagem, pin hole, xilogravura, gravura em metal, escultura, cerâmica em baixa temperatura e aquarela). Elas também funcionarão como complemento para alunos que já tenham alguma experiência.

As atividades do ateliê utilizarão a ‘abordagem triangular’, sistematizada na década de 1980 pela arte-educadora brasileira Ana Mae Barbosa. O programa educativo consiste em três pilares: contextualização (repertório e História da arte), apreciação (leitura de obras artísticas) e criação (aplicação dos saberes).

Johann Gütlich

O Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich foi batizado assim em homenagem ao pintor holandês de mesmo nome, que estudou na Academia de Arte de Roterdã entre 1935 e 1940; e pertenceu ao grupo de expressionistas que Constant Permeke, Hendrik Chabot e Leo Gestel.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341

Botão Voltar ao topo