Jornalista de Jacareí é finalista em prêmio literário

Por: Share:
(Foto: Divulgação/PMJ)

O jornalista Fábio Mendes, morador de Jacareí, foi anunciado como um dos finalistas do Prêmio Livro Reportagem Amazon, concedido pela gigante internacional do mercado literário em parceria com a Editora Record e o portal Jornalistas & Cia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15/1).

Mendes concorre ao prêmio com o seu primeiro livro, “Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958”. Lançado no ano passado, dentro das comemorações dos 60 anos do primeiro título mundial do Brasil, o livro conta como a seleção brasileira precisou vencer o racismo para atingir a glória.

O livro foi produzido de forma independente. Para viabilizar o lançamento, Mendes realizou uma campanha de financiamento coletivo, também conhecida como crowdfunding ou vaquinha virtual.

“Lançar um livro de forma independente no Brasil exige um esforço hercúleo. Por isso, a indicação já é uma grande vitória, pois representa um reconhecimento do trabalho realizado”, comenta Mendes.

O Livro

“Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958” conta como alguns atletas, como Pelé e Garrincha, chegaram a ser afastados do time titular por causa da cor da pele. A situação mudou graças à pressão exercida pelo próprio elenco, somado ao desempenho insatisfatório nas primeiras partidas. Com os jogadores negros e mestiços reabilitados, o Brasil enfim seguiu para conquistar o título.

“Até 1958, era comum falar que jogadores negros e mestiços não tinham condições psicológicas de disputar jogos decisivos. Essa tese era reforçada cada vez que a seleção era eliminada em uma Copa do Mundo ou outra competição importante”.

O autor lembra que, mesmo em 1958, a seleção brasileira estreou na Copa do Mundo com um time quase que inteiramente branco. “Apenas do decorrer do campeonato os principais jogadores ganharam a titularidade. Hoje, é impensável imaginar uma situação em que jogadores como Pelé e Garrincha ficassem no banco de reservas.”

O Autor

Fábio Mendes tem 42 anos e 18 anos de jornalismo. Já trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, R7, Yahoo! e Band.com. Também trabalhou como diretor de jornalismo da Prefeitura de Jacareí e coordenou diversos projetos de Assessoria de Imprensa na capital.