fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hidratação inadequada no calor aumenta risco de pedra no rim

Baixa ingestão de água é uma das principais causas para a formação de cálculos; cor da urina ajuda a identificar desidratação, alerta especialista do ‘Hospital do Homem. (Foto: Pixabay)

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade estadual localizada na capital paulista e gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, alerta para o risco de pedras nos rins em consequência de hidratação no período de calor.

O serviço superou a marca de 24 mil procedimentos realizados para a retirada de cálculos renais nos últimos cinco anos. Por ano, são aproximadamente 4.800 cirurgias. O número é considerado alto por especialistas da unidade, que alertam que é preciso prevenir o problema e a melhor forma para evitá-lo é simples: beber líquido.

Cerca de 10% da população pode vir a ter cálculo renal alguma vez na vida. “A falta de água é um dos principais fatores para a formação das chamadas pedras. No verão, perdemos muito líquido devido à transpiração, assim, a urina fica concentrada, o que pode favorecer a formação dos cálculos. Sucos naturais de limão, laranja, melão e melancia, assim como água de coco, também ajudam a urinar bastante. Já os refrigerantes não contribuem para a prevenção”, explica o urologista Fábio Vicentini, chefe do Setor de Endourologia e Cálculo Renal do hospital.

É recomendada a ingestão de pelo menos dois litros de água ou outros líquidos por dia. Além disso, segundo o especialista, é muito importante o controle da dieta. Deve-se evitar o sal e as comidas com muita proteína animal, como carnes e embutidos. Estes alimentos em excesso contribuem para a formação de cálculos renais.

De acordo com Vicentini, além dos cálculos, a falta de hidratação adequada pode aumentar a chance de infecções urinárias. “Uma forma prática para verificar se você está hidratado ou não é a cor de sua urina. Se estiver amarelo bem claro, quase transparente, está bom. Amarelo forte significa que está faltando água no corpo, e é preciso tomar mais água”, conclui.

Veja também




Botão Voltar ao topo