fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Grupos de pilates em Ubatuba retomam atividades

(Foto: Divulgação/PMU)

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) retomou nesta semana os grupos de atendimento em pilates. A técnica é utilizada tanto na promoção de saúde quanto na reabilitação física. Segundo Joseph Pilates, criador dessa modalidade, a prática representa o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. As atividades são todas gratuitas e acontecem no Horto, na Estufa 2 e na orla do Itaguá.

Podem participar pessoas com mais de 18 anos que não estejam com hipertensão ou diabetes descompensadas, não tenham alteração cognitiva importante e não apresentem dor crônica severa que impossibilite a realização dos movimentos. É preciso comparecer ao local no dia levando colchonete, tatame ou canga que possa ser colocado no chão, bem como o cartão do SUS, que pode ser feito em qualquer unidade de saúde ou na sede da secretaria municipal de Saúde (o “Postão), na av. Rio Grande do Sul, 710 – Centro).

Confira o cronograma e os locais de realização dos grupos:

– Pilates do Horto: toda segunda-feira, às 15 horas, no salão do Ubatuba Country Club, na rodovia Oswaldo Cruz, 4502. É necessário levar documento de identidade e apresentar na entrada.

– Estufa Ativa: toda quinta-feira às 8h30, na sede da Sabe – Sociedade de Amigos do Bairro da Estufa, na praça Maracanã, 301 – Estufa II

– Pilates na orla do Itaguá: toda sexta-feira, às 8h30, no gramado ao lado da pista de skate da Praça Capricórnio

Mais sobre o NASF-AB

O NASF-AB de Ubatuba conta com duas equipes formadas por profissionais concursados das áreas de fonoaudiologia, serviço social, educação física, psicologia, nutrição e fisioterapia.

Além de atendimentos individuais a pacientes na unidade de saúde e visitas domiciliares especialmente a acamados, a equipe oferece à população diferentes grupos como, por exemplo, de alimentação saudável, famílias grávidas, orientações sobre amamentação e alimentação, dor crônica, dificuldades da fala, entre outros. As atividades acontecem tanto na unidade de saúde quanto em espaços da comunidade.

Para a população interessada em participar desses grupos, é fundamental buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para manifestar essa demanda e para que o NASF-AB possa planejar, juntamente com as equipes, as atividades, conforme a demanda existente.

Em breve o NASF-AB irá divulgar a programação completa de grupos para o ano de 2019.

Botão Voltar ao topo