GAPC de Taubaté dá dicas de prevenção ao Câncer

Por: Share:
(Foto: Divulgação/GAPC)

O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, para conscientizar a população mundial sobre a doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto.

Quando se fala em câncer, é de máxima importância ter um diagnóstico precoce, pois assim, temos um aumento considerável na chance de cura de diversos tipos de câncer existentes.
É preciso que os médicos detectem qualquer alteração no organismo logo que a doença surge.

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no país entre 2018 e 2019. Ainda segundo o estudo, em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença.

Com o intuito de lutar contra o câncer, o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, disponibiliza algumas dicas de prevenção:

1) Pare ou evite de Fumar

2) Tenha uma alimentação saudável. Coma mais frutas, legumes, fibras e evite gorduras e frituras em excesso.

3) Evite ou limite a ingestão de bebida alcoólica.

4) Faça atividades físicas, movimente seu corpo!

5) Evite exposição prolongada ao sol, especialmente as pessoas com pele mais clara, não se exponha sem proteção solar, principalmente entre 10 e 16 horas.

6) Não se esqueça de realizar diariamente a higiene oral, escove os dentes, a língua, a gengiva e use o fio dental. Consulte o dentista regularmente.

É importante também que tenha seus exames de rotina em dia:

Homens a partir dos 45 anos precisam se orientar sobre a importância da investigação do câncer de próstata através de um médico urologista.

Já as mulheres entre 25 e 65 anos precisam realizar o exame preventivo ginecológico periodicamente de acordo com a orientação médica. E aquelas com idade acima de 40 anos devem realizar exame clínico das mamas anualmente. As que têm casos de câncer de mama na família devem fazer essa investigação em qualquer idade, e anualmente a partir dos 35 anos.

Em caso de diagnóstico de câncer, venha até o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer que tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida a pacientes com câncer maiores de 18 anos, por meio de atendimentos e benefícios. Para conhecer mais sobre o trabalho, envie um e-mail para contato@gapc.org.br ou acesse nossas redes sociais https://www.facebook.com/grupogapc e @gapcgrupodeapoio no instagram.

Visite nossa casa na Rua Doutor Souza Alves, número 369 – Centro de Taubaté. Ligue para (12) 3413-4901.