fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fundo Social de São José e Rede Filantropia promovem evento para o Terceiro Setor

O seminário que aconteceu no Parque Tecnológico contou com a presença de empreendedores sociais, gestores do Terceiro Setor. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Terceiro Setor está se inovando e buscando, cada vez mais, novas alternativas para atender a sociedade com mais qualidade. Para isso, a Rede de Filantropia, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, realizou nesta quarta-feira (23) o evento “Filantropia Itinerante”, onde foi debatido temas como gestão, captação de recursos, planejamento estratégico, legislação, contabilidade e voluntariado com organizações não governamentais.

O seminário que aconteceu no Parque Tecnológico contou com a presença de empreendedores sociais, gestores do Terceiro Setor e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o funcionamento das entidades sem fins lucrativos.

A diretora da Rede, Thais Iannarelli, disse que o evento foi importante porque apresentou várias temáticas que buscam o fortalecimento das entidades sociais por meio de esclarecimentos das atividades do Terceiro Setor. “Apresentamos os caminhos e possíveis soluções às organizações”.

Um dos palestrantes do evento, o assistente social Roberto Ravagnani falou sobre o voluntariado. “O meu objetivo é apresentar a importância de fomentar a conexão entre as organizações sociais para que elas se ajudem e se firmem como representantes da sociedade”.

As entidades

A entidade Eder Lar, que está presente em São José há 82 anos cuidando de crianças, foi representada pela vice-presidente Keila Morais de Albuquerque Rosa. Para ela, o evento esclareceu vários pontos de atuação das organizações.

Keila enfocou a importância da lei 13.019/2014, que é o marco regulatório do Terceiro Setor. “Com essa lei é possível ajustar os estatutos e a gestão e gerar empreendedorismo, assim como vem sendo realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São José”.

A coordenadora técnica da Casa de Repouso Vó Laura, Daniele Osório, ressaltou que o evento ajudou na informação de utilização de novas plataformas para dar mais visibilidade do conceito voluntariado. “É importante consolidar o Terceiro Setor e profissionalizar a gestão do serviço”.

Daniele avaliou que as organizações sociais, como a Casa Vó Laura que atua há 25 anos com idosos, já vêm sendo fortalecidas pelo Fundo Social de Solidariedade de São José. “O Fundo Social vem agilizando muito o processo de doação e apoio às entidades. Estamos num processo de sustentabilidade, tudo que é doado e repassado às organizações sociais chegam rapidamente e isso tem ajudado muito”.

Sobre a Rede Filantropia

“Filantropia Itinerante” é um evento que conta com a realização de seminários nas principais cidades do país. O objetivo é colaborar, gratuitamente, com as organizações não governamentais. Nesta quarta-feira (23), o evento de São José dos Campos atendeu entidades do Vale do Paraíba, que buscaram o aprimoramento, mais visibilidade, credibilidade e recursos para realizar suas atividades.

A Rede Filantropia é uma plataforma de disseminação de conhecimento técnico para o Terceiro Setor, que busca profissionalizar a atuação das instituições por meio de treinamentos, publicações, palestras, debates, entre outras iniciativas. Mais informações: www.filantropia.ong

Botão Voltar ao topo