fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fundação Cultural de São José participa de Encontro de Bonecões em São Bento

Benedito Domingues trabalha na manutenção dos bonecões do bloco Pirô Piraquara, que estarão em São Bento do Sapucaí. (Foto: Divulgação/FCCR – Foto: PMSJC)

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo participará, pela primeira vez, do 2º Encontro Regional de Bonecões Gigantes, realizado em São Bento do Sapucaí, neste sábado (2 de fevereiro). A instituição levará 20 bonecões. O evento acontecerá às 17h, um pouco antes do tradicional cortejo do bloco Zé Pereira, que abre oficialmente o Carnaval da cidade, na avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

Além dos bonecões de São José dos Campos (10 do bloco Pirô-Piraquara, da Fundação Cultural, e 10 do grupo Piracema, do Bairrinho), o encontro contará com a participação de bonecos gigantes de Brasópolis (MG), do Zé e Maria Pereira de Sapucaí Mirim (MG) e dos bonecões dos blocos Búfalo e Trinca o Caneco, de São Bento do Sapucaí.

No total, serão 40 bonecões desfilando, com cada grupo se apresentando individualmente. Segundo Benedito Domingues, responsável pela manutenção dos bonecões do bloco Pirô Piraquara, todos passaram por uma reavaliação interna, foram higienizados, consertados e repintados.

Salvaguarda

A Fundação Cultural considera que, ao participar desse encontro, está contribuindo para a salvaguarda da cultura e para a tradição dos bonecos gigantes e do Carnaval de rua na região, além de promover uma troca de experiências com outras cidades e divulgar o trabalho folclórico do município.

“Nossos bonecões têm altura média de 3 metros, mas são leves”, explicou Gerson Lins, um dos integrantes do grupo Piracema. “Há 25 anos fazemos esse trabalho de educação cultural e ambiental, usando materiais reciclados para criação e manutenção dos bonecos, numa alusão à limpeza dos nossos rios”, completou.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300

Botão Voltar ao topo